Você vai ver nesse artigo:
Poejo: características e como usá-lo
O poejo (Mentha pulegium) é uma planta muito conhecida no Brasil, utilizada principalmente para problemas respiratórios. É uma planta rasteira, da família de muitas plantas aromáticas bastante utilizadas, como a hortelã. Algumas pessoas utilizam o poejo em associação com o levante e o alfavacão.
O chá de poejo é muito utilizado, até mesmo em bebês e crianças com gripe.
É uma planta europeia, de origem mediterrânea, que hoje se desenvolve no mundo inteiro (em toda a Europa, no Oriente Médio, na América do Sul, na América do Norte, na África, etc.).
Toxidade e cuidados no uso do poejo
É necessário ter certo cuidado com o poejo. O uso excessivo do poejo pode, por exemplo, causar o aborto. Isso não quer dizer que uma mulher grávida vá ter um aborto tomando um chá de poejo, mas o uso excessivo dele pode interferir no processo de gestação.
Para fazer o chá, deve-se utilizar a medida padrão de uma colher de sobremesa de plantas picadas para uma xícara de água. Mulheres grávidas podem tomar o chá de poejo somente uma vez na semana. Já pessoas que não estão grávidas podem tomar o chá, para problemas respiratórios por exemplo, até 3 vezes ao dia, sem problemas.
Em excesso, o poejo pode causar toxidade para o fígado. Para evitar problemas hepáticos posteriores, não se deve exceder a medida recomendada.
Benefícios do poejo
Sistema digestivo
O poejo é muito utilizado para problemas digestivos, tanto para estimular a digestão quanto para combater diarreias e gases intestinais.
O poejo pode ser utilizado para regular o sistema gastrointestinal em casos de digestões difíceis ou alguma disfunção intestinal.
Estimulante do fígado e da vesícula
Em doses normais, o poejo é estimulante do fígado e da vesícula, e é indicado para casos de vesícula preguiçosa ou dificuldades no funcionamento do fígado.
Estimulante das menstruações
Para mulheres que não estão grávidas, o poejo é estimulante das menstruações, e pode auxiliar nos casos de mulheres que têm dificuldades para menstruar, que têm pouca menstruação ou que sentem muitas dores na menstruação.
Ação diurética
O poejo tem uma ação diurética – ele estimula o funcionamento dos rins e a eliminação de maior quantidade de urina, o que causa a eliminação de uma maior quantidade de sais e pode ajudar no controle da pressão arterial. Porém, essa é uma função subjetiva dele.
Tratamento da gota
Por conta dessa eliminação de sais pela urina, o poejo tem a capacidade de auxiliar no tratamento da gota e do reumatismo gotoso, ajudando a eliminar os cristais de urato que se formam no líquido das articulações, causando inflamações e dores muito intensas.
Ação hipertensiva e cardiotônica
A planta é hipertensiva, ou seja, ela eleva a pressão arterial. Pessoas que têm pressão alta devem tomar o chá de poejo com parcimônia.
Pessoas que sofrem de pressão baixa pode tomar o chá de gengibre com poejo, duas plantas que têm a capacidade de elevar a pressão arterial.
O poejo é cardiotônico – ele fortalece o coração, fazendo com que ele bata com mais força (o que eleva a pressão arterial). Pessoas que têm fraqueza cardíaca podem tomar o poejo.
Tratamento de problemas respiratórios
O poejo é excelente para tratamento de problemas respiratórios, principalmente bronquites (como bronquite catarral e bronquite asmática).
Ele é excelente como expectorante e mucolítico, evitando a produção de muco pelo sistema respiratório, e pode ser utilizado em xaropes.
Para crianças pequenas, deve-se utilizar doses reduzidas do poejo. Como ele tem uma capacidade tóxica, ele pode prejudicar o fígado do bebê, que, nessa fase, tem o organismo muito delicado.
Ação antioxidante
O poejo tem uma atividade antioxidante, evitando os danos ao DNA causados pelo envelhecimento, pelos raios ultravioletas, pela radiação, por produtos químicos, etc., que podem levar ao surgimento do câncer (que é uma mutação do DNA das células).
O poejo tem a capacidade de proteger o material genético contra a oxidação, auxiliando pessoas que fazem radioterapia (que sofrem radiação intensamente), que trabalham muito tempo no sol e correm risco de ter câncer de pele, e até mesmo evitando a perda de vigor pelas células por conta do envelhecimento.
A ação antioxidante do poejo é tão expressiva que o extrato dele é estudado como um preventivo da corrosão do aço.
Passando o extrato de poejo sobre uma estrutura metálica, ela irá enferrujar menos que uma estrutura que não recebeu o poejo.
Ação antimicrobiana
O poejo tem uma excelente ação antimicrobiana, combatendo fungos e bactérias em casos de infecções, micoses, etc.
Repelente de insetos e larvicida
Ele é repelente de insetos. Em lugares onde há muitos pernilongos, por exemplo, é possível amassar o poejo e passar pelo corpo (nas pernas, nos braços, etc.) para evitar o acesso desses insetos.
Além disso, ele é larvicida para muitos tipos de insetos. Em casos de dengue, por exemplo, em que há o problema do acúmulo de água, o extrato e poejo pode ser excelente para matar as larvas do mosquito nesses recipientes.
Repelente de cães e gatos
O poejo é repelente de cães e gatos. Por exemplo, se o gato ou cachorro costuma fazer as necessidades no local errado, ou se a pessoa quer evitar que esses animais passem pela sua horta, o extrato dessa planta pode ser borrifado nesses locais para evitar, ou ao menos diminuir, o acesso desses animais a essas áreas.