Você vai ver nesse artigo:
Cultivo de plantas ornamentais
Ter um jardim ou uma planta ornamental em casa exige cuidados, não só com a irrigação, mas também com as condições do solo, para que as plantas cresçam e tenham sempre os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
Cultivo em solos e climas não adequados
O solo de Aracaju, a capital sergipana, tem pouca qualidade e um clima que também não é favorável.
Há pouco mais de 150 anos, Aracaju foi transferida de São Cristóvão para a Colina de Santo Antônio. Ao descer a colina, foram encontrados manguezais, áreas de restinga e solos paupérrimos, considerados como quaternários ou recuo do mar, de características muito ruins em termos de fertilidade, textura e estrutura.
Daí o desafio de se realizar um trabalho de jardinagem e paisagismo de modo geral em um local onde o subsolo tem um lençol freático superficial, um ambiente litorâneo muito salinizado e de características muito pobres. É necessário importar material (terra vegetal) para realizar qualquer atividade de jardinagem na cidade de Aracaju.
Mesmo com tantos fatores desfavoráveis ao plantio, é possível reverter a situação.
Plantio de plantas ornamentais em vasos
Para melhorar a qualidade do solo de plantas ornamentais, é necessário: um pouco de brita; areia de rio ou areia lavada; fibra vegetal; terra vegetal fertilizada com adubo; e uma muda da escolha da pessoa.
O preparo do solo de campo é diferente do preparo de vasos. Em ambientes internos, em casas ou apartamentos, geralmente as pessoas querem ter vasos ornamentais com plantas ornamentais ou até frutíferas.
Para preparar o vaso, primeiro é necessário adicionar qualquer material filtrante, como brita ou restos de construção (blocos ou telhas), para drenar o excesso de água e evitar o apodrecimento do sistema radicular da planta.
Depois, pode-se adicionar uma camada de areia (que pode ser areia lavada, areia de rio ou arenoso) para melhorar a filtragem do material. Assim, o adubo contido na terra vegetal não será desperdiçado na drenagem do vaso.
Pode-se utilizar um material umidificante, como fibras de coco, para melhorar a umidade do vaso. Depois, deve-se adicionar a terra vegetal já preparada. A terra vegetal, chamada de “terra preta”, vem misturada com adubo orgânico bovino e um arenoso para quebrar um pouco a “textura” da terra.
Após esse colocar esse material orgânico básico, remova a bolsa plástica da muda. A muda não pode ser plantada com a bolsa, pois ela vai limitar a raiz.
Hoje, com os avanços da engenharia genética, plantas ainda jovens já podem produzir frutos ou flores. Um pé de sapota, por exemplo, pode ser plantado em um vaso e mantido dentro de casa ou apartamento. Nesse caso, como ela é uma frutífera, ela não pode ser colocada em um ambiente totalmente sombrio, pois precisa fazer fotossíntese e o seu metabolismo exige um volume de luminosidade um pouco maior.
No caso de apartamentos, deve-se evitar a condução de correntes de vento muito fortes.
Após colocar a muda no vaso, basta completa-lo com terra vegetal e fazer um acabamento, que pode ser com argila expandida ou com seixo ornamental (seixo rolado, que pode ser branco, amarelo, etc.), para dar um efeito estético (por se tratar de uma planta dentro de um ambiente doméstico).
Para as plantas, irrigação, luz e nutrientes são essenciais.
Cultivo de jardins
No caso de Aracaju, para preparar um gramado ornamental é necessário usar uma terra vegetal importada da região metropolitana de Aracaju (de Socorro ou de Laranjeiras). Quase toda a extensão de Aracaju é de terreno arenoso, e a colocação de terra vegetal, no mínimo em termos de 8 a 10cm (o ideal seriam 15cm), já proporciona uma retenção de umidade.
Preparando esse solo, deve-se fazer uma fertilização, que pode ser orgânica (o esterco, que pode ser de aves ou bovino, e cuja quantidade dependem do tipo) ou química (o NPK).
Feito isso, pode-se cobrir a terra com os tapetes de grama. Hoje já existem fornecedores de gramas em placa que fazem esse trabalho de recobrimento do solo.
90 dias depois da colocação, essa grama precisa ser adubada com NPK. O ideal é fazer uma coleta de amostra para verificar a formula adequada de NPK para o terreno. Em pequenas áreas, como não há condição de fazer isso, pode-se usar o NPK 10-10-10 ou 18-18-18 a cada três meses.
Depois, faça a decoração complementar com as plantas ornamentais dentro desse mesmo sistema de fertilização orgânica.