Características da pitaya
A pitaya é uma fruta bastante conhecida, presente no mercado brasileiro há algum tempo. É uma fruta originária da américa central.
É uma suculenta (um cacto ramificado) que produz flores formosas. As variedades diferentes de pitaya produzem flores bastante semelhantes.
A pitaya branca tem pólen. Nem todas as outras variedades têm pólen, e se não tiverem uma flor branca por perto para polinizar as flores delas, elas vão florir, porém não vão ligar e dar frutos.
Algumas variedades da pitaya amarela têm flores, outras não. Por isso, recomenda-se ter pelo menos um pé de pitaya branca no meio das outras variedades.
Os frutos da pitaya são bem vistosos, com uma plástica própria, e são saborosos, possuindo uma textura única.
Existem algumas variedades de pitaya vermelha, algumas das quais não têm pólen. Os frutos são ligeiramente diferentes da pitaya branca: são bem vermelhos por dentro e um pouco mais doces.
A polpa da pitaya se desprende facilmente de casca e pode ser comida com as mãos ou com o auxílio de uma colher.
Benefícios da pitaya
A pitaya, também conhecida como fruta-dragão, é uma fruta exótica, com uma carapaça que lembra o corpo de um dragão. Em inglês, ela é conhecida como strawberry pear, e em francês como poire de chardon.
É uma fruta que se desenvolve em um tipo de cacto, o Hylocereus undatus. A planta da pitaya do cerrado (que também é conhecida como “saborosa”) solta raízes que grudam na parede.
A pitaya é uma fruta saborosa, de origem desconhecida, com diversos usos. Com ela, é possível produzir pudins, sorvetes (muito cremosos e refrescantes), caipirinhas e, em alguns casos, até sucos. Na América Latina, existe um suco muito saboroso produzido com pitaya e limão.
A pitaya contém uma quantidade considerável de ômega 3 e ômega 6, além de ser um importante antioxidante. As sementes contidas na fruta são levemente laxantes, ajudando muito em casos de prisão de ventre.
Os astecas já conheciam os benefícios da pitaya para a saúde. Além disso, usavam comumente a fruta para hidratação.
Normalmente, a fruta é consumida cortada no meio. A polpa pode ser consumida com o auxílio de uma colher ou cortando-a em fatias.
Além da pitaya vermelha de polpa branca, existe também a pitaya vermelha com a polpa vermelha e a pitaya amarela de polpa branca. Todas são saborosas, mas dizem que uma das mais gostosas é a vermelha de polpa branca.
Existem outros tipos de pitaya, como a pitaya do cerrado. Dentre todas, ela é uma das que têm o sabor mais acentuado e mais gostoso.
A fruta é extremamente refrescante e bem doce. A pitaya vermelha de polpa branca é mais doce e tem um sabor mais acentuado que a de polpa vermelha.
A pitaya tem uma grande quantidade de sementes.