Você vai ver nesse artigo:
Pitanga: características
A pitanga (Eugenia uniflora) é uma planta muito comum no Brasil, cujos frutos maduros ficam de uma cor laranja avermelhada, bem intensa, e algumas ficam muito vermelhas. Existe uma variedade dela, a pitanga preta, que fica um roxo violáceo intenso. Todas as variedades da pitanga têm as mesmas utilidades.
Além de poder consumir os frutos da pitanga, que são saborosos e refrescantes, ela tem várias atividades medicinais.
Benefícios da pitanga
Ação antidiarreica
Assim como a goiaba, a pitanga é antidiarreica. Ela tem taninos nas folhas que contêm as diarreias.
Ação bactericida
Ela é bactericida, e tem uma atividade eficiente contra diversos tipos de bactérias, principalmente aquelas que causam infecções intestinais, mas também para lavar feridas, para a mucosa da boca (no caso de aftas e gengivites), para fazer gargarejos para infecções da garganta, ou mesmo para tomar o chá dela.
Ação analgésica e antitérmica
Algumas pesquisas testaram as folhas da pitanga, e algumas substâncias presentes nelas podem baixar a temperatura corporal. Elas também têm uma atividade analgésica leve, reduzindo dores de cabeça, dores de garganta e dores musculares.
Pesquisas recentes demonstraram a atividade anti-inflamatória da pitanga. Em algumas inflamações, principalmente da garganta, do ouvido, na boca, feridas inflamadas, etc., ela pode ter uma ação anti-inflamatória eficiente.
Controle da pressão arterial
A pitanga já era reputada popularmente como capaz de regular a pressão arterial e funcionar como diurética. Pesquisas recentes comprovaram que ela tem uma capacidade de controlar a pressão arterial.
Controle da glicemia
Ela tem uma atividade de controle das taxas de açúcar no sangue. O chá das folhas de pitanga pode reduzir as taxas de açúcar no sangue e ajudar pessoas hiperglicêmicas ou que têm diabetes.