Características da pinha vermelha
A pinha vermelha (Annona squamosa vermelha ou roxa) é uma fruta diferente da pinha vermelha dos astecas (Annona reticulata). É uma planta que, se plantada de semente, mantém as características da planta mãe.
Não foram encontradas informações que indicassem se a pinha vermelha é uma mutação de algum pé de pinha ou se já é uma variedade estabilizada. Existem poucas informações disponíveis sobre ela.
A pinha vermelha é bem semelhante à pinha tradicional (Annona squamosa), que, embora seja nativa da América Central, já é extremamente difundida e muita cultivada em todo o território brasileiro. A fruta tem a cor e a textura interna muito bonitas, e um cheiro característico da pinha.
Características da pinha dos astecas
Segundo o pouco que é encontrado sobre ela na literatura (mais especificamente na literatura havaiana), a “pinha dos astecas” se enquadra na espécie Annona reticulata, a mesma da “condessa lisa”, uma fruta bem parecida com ela, porém com a pele verde (e que, no máximo, fica amarelada).
De acordo com a lenda, a Annona reticulata da variedade “red” acabou se tornando uma planta muito rara porque foi eliminada pelos Astecas, que a consideravam sagrada e acreditavam que somente eles podiam consumi-la. Porém, algumas plantas sobraram na natureza.
Ela tem um sabor muito agradável. Tanto o sabor quanto a textura lembram bastante a atemoia, que também é da família das anonas (que é uma família muito grande). A pinha dos astecas tem relativamente poucas sementes. É uma fruta formosa, de tonalidade púrpura e aroma agradável.