Características do pêssego anão
O pêssego anão é uma planta anã.
As mudas bem pequenas do pêssego anão já produzem frutas, mas não se recomenda deixar muitas frutas nas plantas jovens, pois elas sugam muito a planta.
O pêssego anão começa a produzir bem cedo e tem um crescimento muito lento. Para atingir 1 metro, essa variedade de pêssego demora muitos anos. Mesmo pequeno, ele produz abundantemente.
São plantas enxertadas, pois, como são uma mutação, se forem plantadas de sementes elas não irão manter a características de serem anãs. Deve-se sempre tomar o cuidado de tirar os brotos abaixo do ponto de enxerto, pois a partir desse ponto ele é um pessegueiro normal e, se forem deixados crescer, eles irão crescer normalmente, diferente do que se espera do pêssego anão.
Desenvolvimento do pêssego anão
O pêssego anão, como o próprio nome diz, é uma planta anã. Ele tem o desenvolvimento bem lento, brota uma ou duas vezes por ano, e tem a vegetação bem curta. No fim do outono e no começo do inverno, é normal que plantas como essa estejam completamente sem folhas. As plantas que perdem todas as folhas no inverno, como as videiras, são chamadas de “decíduas” ou “caducifólias” (caducas). Esse é o período de dormência da planta.
Nessa época, quebrando um pequeno broto da planta, é possível verificar que ela está verde no seu interior. Ela fica alguns meses completamente sem folhas.
Dicas de cultivo do pêssego anão
Uma sugestão de adubo orgânico é o esterco de curral bem curtido. É possível fazer um adubo líquido fermentando a água com o esterco com o auxílio de uma válvula que impede o oxigênio de entrar.
Também existem adubos orgânicos industriais que podem ser utilizados para ajudar no desenvolvimento da planta.
O pêssego anão deve ser mantido no sol. Não se deve deixar faltar água, mas também não se deve exagerar na rega, pois ele não gosta de terra encharcada.