Aparelhos ortodônticos irregulares
O CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) vem atuando de forma bastante eficaz no combate não só à venda de aparelhos ortodônticos irregulares, como também ao exercício ilegal da profissão. Embora o intuito seja levar a aderir aos aparelhos metálicos coloridos, principalmente os adolescentes não percebem o perigo em que colocam a própria saúde bucal.
A instalação de aparelhos ortodônticos em local inadequado e por quem não é habilitado pode provocar danos irreversíveis, como perda dentária ou óssea. O CROSP recebe denúncias sobre alguns consultórios destituídos da qualquer condição de funcionamento.
Como saber se um aparelho ortodôntico é irregular
O Estado de São Paulo tem mais de oitenta mil cirurgiões-dentistas inscritos regularmente no CROSP, muitos dos quais capacitados para inserir aparelhos ortodônticos e providenciar excelentes tratamentos. Em dúvidas, a população pode consultar o Conselho, pelo canal Fale conosco do site crosp.org.br, para se certificar de aquele profissional está realmente registrado e pode atender pacientes da área de saúde bucal.
Como denunciar
Do mesmo modo que pode usar o CROSP para confirmar a autenticidade da habilitação de um dentista, a população também pode fazer denúncias quanto à venda indevida de produtos ortodônticos ou odontológicos e a clínicas irregulares que prestem esse tipo de assistência. A queixa será imediatamente direcionada ao setor de fiscalização para ser apurada.
Outro meio disponível para denúncias é o aplicativo do CROSP.