Você vai ver nesse artigo:
Perder peso rapidamente pode afetar a saúde capilar?
Você já emagreceu de maneira rápida e de repente seu cabelo começou a despencar? Conhece alguém que fez cirurgia bariátrica e perdeu muito cabelo? Por que isso acontece? Daí a importância de fazer dietas apenas acompanhadas por um médico ou nutricionista – e não seguir qualquer uma que encontrou por aí – , já que, sem quantias adequadas de proteínas, ferro e vitaminas, o cabelo desnutre e cai.
Muitos fazem dietas malucas, perdem muito peso, por exemplo, 10kg em um mês, e isso gera muito estresse inflamatório, radicais livres e fenômenos oxidatórios, o que acaba afetando também a saúde dos cabelos. Portanto, perder peso muito rápido não é saudável nem para o cabelo.
O intestino e os cabelos
Quando o intestino está funcionando bem, o corpo reduz as inflamações, produz anticorpos de maneira adequada, qualquer interferência nisso, seja por carência alimentar, ativa o modo de restrição, em que o organismo não dedica de maneira satisfatória vitaminas para o cabelo, ou gera muita inflamação e estresse físico. Exercício físico em excesso pode inflamar a microbiota, matando bactérias boas, e deixando as ruins, que podem soltar autoanticorpos, atacando o cabelo.
Sedentarismo e queda de cabelo
A dieta, se não feita de maneira correta, pode gerar estresse para o corpo, e o cabelo acaba pagando. Muitos sedentários têm menos circulação sanguínea, e o cabelo precisa de muita oxigenação, de nutrientes para se desenvolver.