Características do pau-pombo
A Tapirira guianensis é uma árvore da família das anacardiáceas que existe na região Nordeste, conhecida em Sergipe como “pau-pombo”, em Alagoas como “bonome”, em Pernambuco como “cupiúva” e no Pará como “fruta de pombo”.
É uma árvore com 8 a 14m de altura, que tem em torno de 40 a 60cm de diâmetros. Suas folhas são compridas, com folíolos variáveis, de 4 a 12cm. Seu fruto é uma drupa elipsoide, quase esférica, indeiscente, com mesocarpo verde-claro gelatinoso.
Geralmente frutifica em janeiro e fevereiro. É um fruto muito procurado pela avifauna. Essa árvore tem uma copa bastante globosa, com um tronco curto e uma sombra muito boa.
Ela ocorre praticamente em todo o Brasil, em solos úmidos, muito comum em matas ciliares. É uma planta heliófita, hidrófita, perenifólia e pioneira.
Suas flores são melíferas e abrem geralmente na época de setembro a outubro. A sua madeira é leve, macia e de não muita qualidade, utilizada para fabricação de compensados, brinquedos, embalagens, caixotaria, cabos de vassoura, saltos de calçados, construção naval, etc.
É uma copa ornamental, bastante indicada para arborização urbana.