Pata-de-vaca: características
Existem muitas espécies de pata-de-vaca, a verdadeira (Bauhinia forficata) é uma espécie brasileira, e é a que tem a maior quantidade de estudos clínicos que comprovam a atividade.

Benefícios da pata-de-vaca
Ação hipoglicemiante
A pata-de-vaca tem uma atividade hipoglicemiante – ela baixa as taxas de açúcar do sangue. Por isso, ela é muito reputada (não só no Brasil, como também em outros países) como um auxiliar no tratamento da diabetes.
A Bauhinia forficata é uma planta espinhosa, com dois espinhos na base de cada uma das suas folhas. As flores dela se parecem com as flores das patas-de-vaca que são encontradas em jardins e calçadas, que são árvores de flores muito grandes, normalmente de espécies africanas (como a Bauhinia blakeana), e que não tem estudos que comprovem a sua atividade hipoglicemiante.
A Bauhinia forficata tem flores menores, brancas e de pétalas mais estreitas.
Muitas pessoas já utilizam a pata-de-vaca como remédio para evitar ou combater a diabetes, ou para controlar os níveis e açúcar no sangue. Para isso, deve-se utilizar as folhas dela.
A pata-de-vaca mais conhecida tem as folhas redondas na parte de cima. A Bauhinia forficata tem as folhas divididas em duas partes, pontudas na parte de cima, e é uma árvore mais baixa, com os galhos finos.
Para preparar o chá, utilize uma colher de sobremesa de folhas picadas para uma xícara de água, e tome sempre antes das refeições.
Extrato alcóolico para controle da diabetes
Há relatos de uma pessoa com diabetes que passou a utilizar um extrato alcoólico (uma tintura) feito com melão-de-são-Caetano, jambolão, pata-de-vaca e carqueja, quatro plantas que trabalham contra a diabetes.

Com um medidor doméstico, a pessoa mediu a sua glicemia antes do almoço, e ela estava alta (quase 300 dg/ml). 20 minutos antes do almoço, ao invés de tomar a insulina, ela tomou uma colherada de sopa do extrato alcoólico em um copo d’água.
20 minutos após o almoço, ela tomou o mesmo preparado novamente. Após alguns minutos, ela fez o teste de glicemia, que continuava alta. Porém, a pessoa relatou que, sem tomar a insulina e almoçando da mesma maneira, a sua taxa de glicemia estaria o dobro do que estaria registrado – ou seja, o extrato alcoólico ajudou a reduzir a taxa de glicemia no sangue.
O diabético não deve parar de tomar a insulina e tomar só a pata-de-vaca. Ele deve continuar tomando a insulina, de acordo com a orientação médica, mas a pata-de-vaca pode ser um auxiliar nesse problema.