Você vai ver nesse artigo:
Por que o olho treme?
A sensação momentânea de que o olho está tremendo ou pulsando é chamada de mioquimia, caracterizada pela contração involuntária de fibras musculares. O fenômeno pode acontecer em qualquer músculo do corpo, mas geralmente acomete músculos pequenos, como os situados na região dos olhos.
Nesse caso, trata-se da mioquimia ocular (ou palpebral), que costuma atingir o principal músculo localizado ao redor dos olhos: o orbicular, responsável pelo fechamento das pálpebras. Logo, toda vez que alguém fecha os olhos, ou pisca, esse músculo se contrai, e se algumas de suas fibras começarem a se contrair involuntariamente, o indivíduo terá a sensação de que seu olho está pulsando.
Causas da mioquimia
As causas exatas da mioquimia ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, ela é frequentemente associada a fatores como estresse, ansiedade, privação do sono, fadiga, ou excesso de bebidas estimulantes, como aquelas que contêm muita cafeína.
Quando a mioquimia ocular pode ser um problema?
Se mioquimia ocular não estiver associada a nenhum outro sintoma, aparecendo e desaparecendo espontaneamente, geralmente ela não estará relacionada a qualquer tipo de doença grave. Porém, se o indivíduo estiver sentindo outros sintomas, como espasmos musculares em outros músculos do corpo, ou se a mioquimia persistir por muito tempo, o indicado é procurar por um oftalmologista.
Como tratar a mioquimia ocular
Como a mioquimia ocular está associada ao estresse, a melhor maneira de tratá-la consiste em eliminar a causa do problema. Logo, o indivíduo deve reservar alguma parte do dia para fazer algo que seja realmente prazeroso para ele. Também é recomendável controlar a ansiedade, praticar atividades físicas, ter melhores noites de sono e diminuir o consumo de café e refrigerantes de cola.