Intestino solto: o que pode ser?
Intolerância à lactose
Muitos se queixam de intestino solto, relatam que quando tem cólica correm para o banheiro . Uma das causas muito importantes disso é em relação à alguns alimentos, já que há certas particularidades entre os efeitos de um alimento e outro a depender da pessoa. Quem tem intolerância a lactose e toma derivados do leite , fica estufada às vezes, tem aquela explosão de gases e tem que ir no banheiro, senão é perigoso evacuar nas calças, é uma situação extremamente constrangedora, principalmente quando não há um banheiro por perto .
Dificuldade de ingestão de proteínas
A pessoa também pode ter uma dificuldade de ingestão de proteínas, por deficiência de acidez, muito comum principalmente em quem tem mais de 35 anos de idade, nesse caso recomenda-se consumir 100mg de cloridrato de betaína após almoçar, jantar e em todas as outras vezes que comer proteína animal.
Açúcar em excesso
Quem sofre de cólicas, de estufamentos, muitas vezes é porque abusou do açúcar, que fermenta o intestino, altera a flora intestinal, faz produzir grande quantidade de hidrogênio e metano no organismo , estufando a barriga, ocasionalmente chega a dar diarreia, uma verdadeira explosão de fezes e gases.
Verminoses
Muitas pessoas, qualquer coisa que comem estufam e passam mal, e isso muitas vezes é por verminoses , nesses caso tomar um vermífugo uma vez por ano resolve . Muitos dão vermífugo para seus pets, mas esquecem que também podem precisar tomá-lo .
Colite
Algumas pessoas podem ter colite, que é uma inflamação no intestino. Há vários tipos de colite, como retocolite ulcerativa e doença de crohn. Um dos exames para o diagnóstico é a colonoscopia.
Glúten
O glúten, do mesmo jeito que prende, também solta-o, e para melhorar a saúde intestinal é importante eliminá-lo da dieta, optando, por exemplo, por macarrão sem glúten, pão sem glúten, etc.
Feijão
Alguns cereais, com o feijão, para muitas pessoas também leva ao estufamento, ao excesso de gases e solta o intestino. É importante deixar o feijão de molho 24h na água, trocar a água pelo menos três vezes durante esse intervalo, para assim diminuir a possibilidade dele causar excesso de gases e diarreia.
Retirada da vesícula
Esse tipo de urgência evacuatória também pode ser uma complicação da retirada da vesícula biliar, já que isso interfere na enervação intestinal . Cerca de dez minutos depois de comer, a pessoa tem que correr para o banheiro pois precisa evacuar. Normalmente as fezes são pastosas ou até líquidas, e depois de ir ao banheiro, a cólica passa imediatamente. A pessoa passa bem o dia todo, e após se alimentar novamente, pode voltar a sofrer com a cólica .
Muitos não comem ao sair de casa com medo dessa desordem intestinal. Quem sofre disso pode usar duspatalin, um calmante intestinal que pode ser usado de doze em doze horas, ou quando for sair de casa, porém, deve-se averiguar se não há nenhuma doença por trás dessa diarreia , para isso é importante o exame de colonoscopia .