Combate ao aumento do colesterol
8 de agosto é o dia nacional do combate ao colesterol, cujo aumento é doença que acomete várias pessoas, independentemente de serem cardiopatas (terem doenças cardíacas) ou não.
O aumento do colesterol – não provoca sintomas – o indivíduo não sente dor no peito, cansaço, falta de ar, etc. Habitualmente, se a pessoa não sabe que tem histórico familiar de colesterol alto, isso é identificado em exames periódicos (que todos devem fazer regularmente), daí a importância do check-up regular.
Doença cardiovascular
O colesterol é um fator de risco importante para a doença cardiovascular. Hoje, no Brasil, a doença cardiovascular é a que mais mata – mais de 800 mil mortes anuais por infarto.
Medidas para controlar o colesterol
Para combater o colesterol alto, deve-se praticar atividade física regularmente, evitar gorduras e frituras, e .
Dependendo do histórico familiar e se há maior fator de risco para as cardiopatias, pode ser prescrita medicação que auxilia no controle do colesterol. Se é um indivíduo de baixo risco, a orientação é a prática de atividade física e a mudança do estilo de vida – não fumar, beber moderadamente e corrigir hábitos alimentares.
Acompanhamento médico para mulheres
Hoje as mulheres enfartam tanto quanto os homens. Isso aumentou consideravelmente nos últimos anos.
A mulher deve ser avaliada de forma direcionada, não só com exames ginecológicos periódicos, mas também com uma avaliação cardiológica (pelo menos anual).
Colesterol alto: causas e riscos
Embora os exames para dosagem de colesterol venham com valores de referência, o médico é quem faz a leitura dos exames e diz se a pessoa está com o colesterol alto ou baixo.
Quando o paciente chega ao consultório com histórico de colesterol alto, a primeira providência é mudar a alimentação. É necessário descobrir por que esse colesterol está alto.
O colesterol alto muitas vezes é uma questão genética: a pessoa já tem um colesterol acima do limite, e, mesmo fazendo atividade física e dieta, não consegue baixa-lo para o nível que deveria estar.
O médico irá fazer um levantamento dos hábitos alimentares da pessoa para começar a descobrir estratégias para fazer substituições da alimentação e controlar
Existem doenças que podem ocorrer se a pessoa não seguir as recomendações médicas.