O que é a menopausa?
A menopausa é definida como a cessação das menstruações por um período de pelo menos 1 ano e representa a perda da fertilidade da mulher. A partir dos 50, 51 anos é a idade média em que ela se instala.
Toda paciente cuja menstruação cessa por 3 ou 4 meses deve procurar um médico para entender o que está acontecendo.
Sintomas e tratamentos da menopausa
Calores
2 ou 3 anos antes de se instalar a menopausa e a menstruação cessar por completo, a paciente pode começar a ter alguns sintomas desagradáveis, e que às vezes impactam na qualidade de vida dela, dificultando o dia-a-dia.
Um deles são os fogachos, descritos como calores que se originam do peito e sobem para a face. As pacientes às vezes suam muito e têm dificuldades para dormir.
Pode-se optar por um tratamento natural e, caso ele não funcione, passar para a reposição hormonal, que alivia muito esse tipo de sintoma.
Sangramentos inesperados
Nos 2 ou 3 anos que antecedem a menopausa, outro problema são os sangramentos genitais inesperados. A paciente passa a ter uma ovulação muito irregular e sangramento fora de hora. Isso às vezes é desagradável pois a mulher pode começar a sangrar sem estar preparada, por exemplo quando está na rua.
Na maioria das vezes, esse sangramento é resultado de disfunção hormonal, mas em alguns casos ele denota a presença de pré-câncer do endométrio – da parte interna do útero. Se ocorrer sangramento nesta época, a mulher deve ir ao médico para ter a certeza de que está sangrando apenas pela disfunção dos hormônios.
Irritabilidade e ansiedade
Nesse período também costuma aumentar a irritabilidade e ansiedade da mulher, ligadas à queda hormonal. Muitas vezes a paciente entra em conflito com o marido, os filhos e as amigas.
Às vezes, a reposição hormonal também ajuda nesse aspecto, e pode ser tentada desde que indicada por um médico, que é o profissional indicado para ajudar a tratar os calores, os sangramentos e até a parte emocional dessa fase.