Você vai ver nesse artigo:
O que é AVC e quais são os tipos?
Atualmente o AVC é a doença que mais causa sequelas no Brasil. Existem dois tipos de AVC: o hemorrágico, causado por uma ruptura de uma artéria cerebral, e o isquêmico, tipo mais comum, causado por uma obstrução arterial, levando à diminuição da oxigenação nessa parte do cérebro.
Quais são os principais fatores de risco?
Os principais fatores de risco são nessa ordem: hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), diabetes e tabagismo. Além desses, cabe citar a obesidade, aumento do triglicérides e colesterol, sedentarismo, e alimentação inadequada.
Quais são os principais sintomas de um AVC?
Os principais sintomas de um AVC são: alteração da fala, desvio da rima labial, e alteração dos movimentos em um dos lados do corpo. Ademais, raramente um AVC isquêmico causa dor de cabeça.
O que deve ser feito se ocorrer um AVC?
Se ocorrer um AVC, o tempo de atendimento será fundamental. Assim, deve-se procurar por ajuda médica o mais rápido possível. Até 4 horas e 30 minutos a partir do início dos sintomas, existem medicações para desobstruir as artérias e amenizar os sintomas.
Como se previne um AVC?
A prevenção do AVC se dá mediante suspensão do tabagismo, controle da pressão arterial, tratamento do diabetes e colesterol elevado, prática regular de atividades físicas, redução do peso corporal, e manutenção de uma alimentação balanceada.