O que devo comer para ganhar massa muscular mais rápido?
Para o ganho de massa muscular, não existem alimentos proibidos ou não proibidos.
Fisiologicamente e bioquimicamente, é muito mais fácil emagrecer do que ganhar massa muscular. Mais do que o emagrecimento, o ganho de massa muscular depende de vários fatores. Não é só comer proteína ou carboidrato – interferem muito o sono, a água e se o treino é um treino estratégico ou não.
É um conjunto de coisas que vão se orquestrando para que a pessoa tenha um resultado.
Em relação aos carboidratos, é mais interessante optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, para não fornecer muita energia para o corpo em um momento só. Produzir músculos é algo que demanda um pouco mais do tempo do corpo, por isso deve-se dar preferências para carboidratos de boa qualidade, como raízes, arroz integral, cereais integrais, pão integral e frutas. Não se deve fazer dietas low-carb.
As boas fontes de proteína são carnes, frango, peixe e ovos. Laticínios também podem ser utilizados.
Como fonte de gordura, existem as frutas mais gorduras, como abacate, açaí, coco e as castanhas. Também pode-se utilizar óleo de coco ou azeite, pois ambos são gordura de boa qualidade e muito saudável.
Com o ganho de musculo, não é “quanto mais melhor”. Assim como o intestino, o músculo é um órgão, porém com funções diferentes. Ao menos que a pessoa esteja tomando esteroides, anabolizantes ou seja iniciante no treino, casos em que a pessoa consegue ganhar mais massa muscular, o corpo não vai aumentar esse órgão subitamente.
Ele precisa entender que há uma real necessidade de aumentar esse órgão, porque a pessoa está fazendo atividade física demais, e o corpo não sabe diferenciar muito bem entre a pessoa estar tentando sobreviver ou puxando ferro – para ele, a pessoa está precisando reforçar a musculatura para sobreviver.
Às vezes só é necessário equalizar um pouco melhor. É recomendado procurar um nutricionista, pois é mais difícil ter um direcionamento sobre qual quantidade é mais interessante.
A pessoa não deve pecar nas coisas que sabe estar fazendo errado – não deve deixar de beber água; deve ter um consumo de proteína adequado, junto com carboidratos; e deve tentar incluir carboidrato, proteína e gordura na alimentação de maneira equilibrada, sem excessos, a menos que o objetivo seja aumentar de peso, e não necessariamente em músculos.