Você vai ver nesse artigo:
Fatores de risco para varizes
Hereditariedade
Se a pessoa tem parentes de 1° grau com varizes, é forte candidata a também tê-las.
Atividades de trabalho
Permanecer longos períodos tanto em pé quanto sentado são fatores de risco. Para evitar o aparecimento de varizes, a pessoa deve caminhar pelo menos 5 minutos a cada 2 horas.
Alguns médicos orientam às pacientes que não deixem tudo ao seu alcance, e se levantem para pegar água, ir ao banheiro, etc.
Sedentarismo
Caminhadas de meia hora, três vezes por semana, são suficientes para evitar o sedentarismo.
Número de gestações
Mulheres que engravidaram muitas vezes e que ganharam muito peso durante as gestações (mais do que 9 ou 12kg) são fortes candidatas ao desenvolvimento de varizes.
Para esses casos, algumas clínicas têm um programa de tratamento para prevenção das varizes.
Uso de anticoncepcionais
90% dos anticoncepcionais contêm estrógenos, bem como a terapia de reposição hormonal, e são fator de risco para o desenvolvimento de varizes, mesmo em quem não tem histórico familiar da doença.
Influência hormonal
As veias e as artérias têm receptores para os hormônios femininos nas paredes internas. As veias ficam mais flácidas e adelgaçadas sob a ação desses hormônios.
Na gestação, muitas desenvolvem a doença varicosa ou, se já têm, pioram-na. Nesse período, é recomendado fazer atividade física e usar meia elástica, porém, não é necessário utilizá-la para dormir.
Depois da gestação, até 60% das varizes que se desenvolveram regridem nos primeiros 6 meses. O restante pode ser necessário tratar.
A ação hormonal da gravidez influencia no desenvolvimento das varizes.
Muitas mulheres usam a pílula anticoncepcional para o tratamento de doenças, como ovários policísticos, porém, alguns anticoncepcionais causam as telangiectasias. Nesses casos, é necessário acompanhamento médico.
Sensação de peso nas pernas
A panturrilha precisa ser mantida vazia de sangue, já que se cheia causa sensação de peso e cansaço nas pernas, principalmente no final do dia. Elevar as pernas auxilia no retorno sanguíneo e alivia os sintomas.