Você vai ver nesse artigo:
Tipos de queda de cabelo em mulheres
A queda de cabelo feminina pode estar relacionada à calvície – que é o que se vê muito nos homens –, mas hoje está muito relacionada à química no cabelo, muito feita pelas mulheres, como alisamentos, tinturas, produtos em geral que se usa tanto no cabeleireiro quanto definitivos, as escovas, que podem ser definitivas e temporárias, que dão esse efeito que a longo prazo pode gerar queda de cabelo. O estresse também está relacionado à perda capilar, muitas mulheres trabalham fora e têm o mesmo estresse dos homens, às vezes, até mais, por conta da jornada dupla.
Como é detectada a queda de cabelo
O vídeodermatoscópio é um aparelho que amplia a imagem do couro cabeludo em cerca de cinquenta vezes, então, às vezes, no exame a olho nu o médico não consegue identificar o que está acontecendo no couro cabeludo, e com esse aparelho sim.
Em um couro cabeludo normal, com o dermatoscópio, observa-se o espaço entre os folículos, a textura do couro cabeludo que é normal, o óstio do folículo preenchido, a espessura satisfatória dos fios de cabelo, e há dois ou três fios saindo de muitos folículos.
No dermatoscópio, a imagem de um couro cabeludo sobre processo de calvície é bastante diferente, o óstio do folículo vai ficando escurecido, e dali geralmente sai um fio de cabelo bem mais fino, miniaturizado, que vai se tornando cada vez menor, até que atrofia definitivamente, até ficar praticamente invisível.
Uma pessoa que tenha essa característica diagnosticada muito jovem, faz com que o médico atue direto na causa do problema dela, e evite ficar usando tratamentos complementares que não serão úteis no caso da pessoa.
Dermatite seborreica influi na perda de cabelo?
A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, pode ser causada por vários fatores, um deles é a química, que às vezes causa um processo inflamatório no couro cabeludo, que gera um processo de descamação e um eritema, o couro cabeludo fica mais avermelhado do que o normal, essa inflamação por si só já justifica a causa, porque ela gera um processo em que o fio do cabelo começa a se descolar daquele processo inflamatório, assim o tratamento da dermatite seborreica é importante para quem tem queda de cabelo. As pequenas placas esbranquiçadas no couro cabeludo são características dessa doença.
Como é a perda de cabelos na alopecia areata
A alopecia areata, popularmente chamada de pelada, é uma doença autoimune que pode afetar o couro cabeludo, causando perda de cabelo em áreas localizadas, em halos, e visualizado no dermatoscópio, a distância entre os fios aumenta muito, algumas vezes não tem o fio dentro do folículo, é um fio às vezes grosso com um folículo atrófico. Perde-se cabelo no local, mas não chega a ser uma alopecia definitiva, e também tem tratamento.
Tratamentos para a alopecia areata
Para a alopecia areata, existe um tratamento que chama infiltração, que é na verdade um dos mais usados, existem os tratamentos com fototerapia, os tratamentos tópicos, e, eventualmente, em alguns poucos casos, quando fica um halo localizado, pode-se recorrer ao implante capilar. Na repilação da alopecia areata, é possível que nasçam fios mais finos.
Alopecias definitivas
As alopecias definitivas geralmente são cicatriciais, então, por exemplo, uma cicatriz, por algum problema que a pessoa possa ter tido, como uma pancada ou decorrente de cirurgia, ali sim gera uma cicatriz, e ali já não nasce mais o cabelo.