Você vai ver nesse artigo:
Estrutura do dente
O dente divide-se em duas partes: coroa, que, visível, fica sobre a gengiva, e raiz, que não se vê e fica em contato com o osso, protegida pela gengiva.
Três são as partes do dente. A polpa, conhecida como nervo, envolve nervos e vasos sanguíneos e é responsável pela sensibilidade. A dentina cobre toda essa polpa e também é sensível porque se comunica diretamente com ela. Por cima da dentina, está o esmalte como um capacete do dente. Dura, lisa e branca, dá resistência à mordida e à mastigação e protege a dentina, que, quando exposta, fica suscetível.
Outra estrutura, que não faz parte do dente, mas o abriga, é a gengiva. O esmalte ou a gengiva, violados, expõem a dentina e provocam dor.
Três principais causas da dor de dente
Há três motivos principais para a dor de dente: carga meio exagerada da mordida, recessão da gengiva e cárie.
Recessão gengival
Se a pessoa escova os dentes com muita força ou usa escovas velhas, o acúmulo de bactérias na gengiva pode fazê-la retrair-se.
Observe sua gengiva ao espelho. Se notar um dente alongado, que exibe parte da raiz (normalmente amarelada), essa é uma recessão gengival.
Quando ela se manifesta, o indivíduo tem sensibilidade ou dor ao tomar sorvete, bebidas geladas e café quente, pelo contato desses alimentos com a dentina exposta.
Cárie
O principal causador da dor dentária é a cárie, concentração de microrganismos que dissolvem o esmalte, protetor da dentina, que, quando tocada por alimentos gelados, quentes ou doces, leva a pessoa, primeiramente, a ter sensibilidade. Se não se tratar essa cárie, ela evolui e as bactérias caminham em direção à polpa, onde podem matar o nervo. Nesse momento, a infecção, antes restrita ao dente, pode-se comunicar com os ossos da face e com o restante do organismo.
Não espere chegar a esse ponto. Procure um dentista assim que sentir os primeiros sintomas de sensibilidade.
Bruxismo
A dor de dente provém de muitos fatores, como dor no pescoço ou na articulação próxima ao ouvido, enxaqueca e nevralgia. Mas atente para um tipo causado por força mastigatória excessiva: o bruxismo.
Bruxismo é o involuntário apertar ou ranger de dentes. Enquanto trabalham, cozinham ou ficam à frente da internet, muitos os pressionam inconscientemente. Há também os que os comprimem quando dormem (o que prejudica a percepção do distúrbio) e acordam com cansaço muscular, dificuldade para abrir a boca e sensibilidade neles. Se apresentar algum desses sintomas, provavelmente sua dor de dente advém de bruxismo.
Soluções caseiras para dor de dente
Falsas formas de tratar ou curar o dente, como fazer bochechos com cachaça, gargarejos com água de batata, compressas quentes e pôr comprimidos no buraco do dente, não resolvem nada. O dentista é o profissional capacitado para solucionar o problema.