Você vai ver nesse artigo:
Noz-moscada: características
A noz-moscada (Myristica fragrans) é uma planta comum, que faz parte da culinária brasileira como condimento. É uma pequena castanha de sabor picante, muito utilizada na culinária (principalmente na culinária indiana).
Popularmente, o chá de noz-moscada é muito utilizado contra diarreias, reumatismo e dores de cabeça.
É uma árvore muito alta, cujas sementes são encontradas dentro de seus frutos.
Toxidade da noz-moscada
O uso excessivo da noz-moscada pode causar toxidade para o fígado, os rins, o pâncreas e outros órgãos. O seu consumo deve ser feito dentro de limites seguros.
Para fazer um chá, rale uma colher de café da semente da noz-moscada, adicione em uma xícara de água quente e deixe ferver durante um tempo. Respeitando essa medida, o consumo da noz-moscada não traz problemas.
Em dosagens maiores, a pessoa pode começar a ter alguns problemas. Os grandes problemas surgem quando a pessoa está consumindo em dosagens muito elevadas.
O uso excessivo da noz-moscada também pode causar uma ansiedade tão intensa que nem mesmo os medicamentos ansiolíticos alopáticos conseguem neutralizar o seu efeito ansiogênico. Em uso excessivo, ela também tem outras atividades sobre o sistema nervoso central.
Benefícios da noz-moscada
Ação anticonvulsionante
Usada nas doses adequadas, a noz-moscada tem uma ação anticonvulsionante sobre o sistema nervoso central. Pessoas que têm epilepsia, por exemplo, podem tomar o chá de noz moscada frequentemente para evitar as convulsões.
Ação antimicrobiana
A noz-moscada combate muitos tipos de fungos e bactérias, e o bochecho com o chá de noz-moscada pode ser excelente para o controle das cáries.
Ela combate com muita eficiência, por exemplo, a Candida albicans, que causa a candidíase (o “sapinho” e, nas mulheres, os “panos brancos)”.
Ação inseticida
A noz-moscada tem ação inseticida, e pode, por exemplo, eliminar os insetos em hortas, como os pulgões. É possível fazer um chá forte ou colocar a noz moscada bem ralada em álcool, e borrifar sobre a plantação, o que inibe a presença de insetos e elimina os que já estão causando problemas.
Controle do colesterol
Os extratos de noz-moscada reduziram as taxas de colesterol com bastante eficiência. Para pessoas que sofrem de colesterol, gordura no fígado e triglicérides muito altas, o uso do chá de noz-moscada pode ser eficiente como ação de controle.
Comportamento sexual
A noz-moscada tem uma ação afrodisíaca, principalmente para os homens. Nos exames que foram feitos, ela aumentou o desejo sexual e a frequência do ato sexual, e reduziu o espaço entre as ejaculações.
Ação antitrombótica
A noz-moscada apresenta atividade antitrombótica – ou seja, ela inibe a agregação plaquetária de forma eficiente, combatendo a trombose, anginas, etc.
Ação anti-inflamatória e analgésica
A noz-moscada tem uma ação leve como anti-inflamatória e analgésica.
Controle da diabetes
Nos exames que foram feitos, a noz-moscada conseguiu reduzir bastante as taxas de açúcar no sangue, auxiliando pessoas que têm diabetes no controle da sua glicemia.
Prevenção e tratamento do câncer
A noz-moscada tem uma eficiente ação antioxidante, que consegue proteger o material genético contra a ação da radiação, por exemplo, para que ele não sofra mutações e não venha a desenvolver câncer.
Em alguns exames, se induzia, através de agentes químicos, o desenvolvimento do câncer no colo do útero de cobaias. As cobaias que receberam a noz-moscada sete dias antes e continuaram tomando a noz-moscada 90 dias depois da indução tiveram uma redução expressiva no desenvolvimento do câncer no colo do útero. Já o grupo que não recebeu a noz-moscada teve um amplo desenvolvimento do câncer do colo do útero.
Para pessoas que já desenvolveram o câncer, existem estudos que demonstram a atividade da noz-moscada em controlar e reduzir as taxas de desenvolvimento do neuroblastoma (um tipo de câncer cerebral), do câncer de pele, do câncer de mama e vários outros tipos de câncer, e ainda levar as células cancerígenas a apoptose (a morte espontânea das células).