Características da murta-do-mato
A murta-do-mato é uma planta silvestre, nativa da região de restinga do nordeste. No estado de Sergipe, ela é conhecida como “murta”, mas alguns especialistas a consideram como “murta-do-mato” pois existe a murta exótica, mais conhecida como planta ornamental.
Em outras regiões, a murta-do-mato é chamada de “ameixa-do-mato” ou de “murtinha”, por ser de tamanho menor. O fruto, que é preto, brilhante e muito saboroso, lembra uma uva ou jamelão. Ele tem a polpa espessa, carnosa e suculenta, e sabor doce. Geralmente, é consumido in natura. Algumas pessoas da região Nordeste fazem bolos, sucos, sorvetes ou geleias dessa planta, apesar de ser pouco conhecida e de não ser encontrada em feiras livres.
É uma árvore de pequeno porte, com 2 a 7m de altura, inclusive indicada para arborização de ruas estreitas e paisagismo de modo geral. Ela é bastante vistosa, tem uma copa rala e as folhas acuminadas, compridas, lanceoladas e sem espinhos.
Essa planta ocorre tanto na restinga do nordeste como na mata pluvial atlântica, no cerrado e na caatinga. Ela também é comum nas regiões Sudeste e Sul, mas prioritariamente no Nordeste.
É uma planta usada em apicultura (cultura de abelhas), pois têm flores apículas. Ela tem algumas propriedades medicinais e hoje está sendo testada em institutos de pesquisas e universidades.
A murta-do-mato é considerada uma árvore ornamental e seu fruto é alimentício. Nas cidades, ela poderia ser usada em projetos paisagísticos de modo geral.