Características e benefícios do murici
O murici é uma árvore nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em Aracaju, ele é difícil de ser encontrado, pois está em extinção devido a própria urbanização das cidades. Antigamente, o murici era encontrado à venda nas feiras livres da cidade.
O murici pode ser utilizado para fazer sucos, sorvetes e doces.
A cidade de Aracaju foi avançando em direção à zona sul, que é zona de restinga, própria do murici e da maçaranduba, e as árvores foram extinguidas.
Na época do sesquicentenário de Aracajú, foram plantados alguns bosques, introduzindo algumas plantas de vários tipos de ecossistemas, como da mata atlântica e da restinga, para verificar como elas se comportam em meio urbano e se elas podem ser utilizadas na arborização da cidade.
O murici pertence à mesma família da acerola, e tem também propriedades que combatem a tosse e a bronquite. Se consumido com açúcar, ele serve como laxante.
A madeira do muricizeiro é própria para produção de móveis de luxo. Por atingir até no máximo 6m de altura, o muricizeiro é ideal para arborização de ruas e vielas. É uma árvore de pequeno porte, que varia de 2 a 6m. Ela tem uma copa ornamental, arredonda e com uma sombra compacta.
Os frutos são pequenos, adocicados e saborosos in natura. A árvore dá frutos de dezembro a março.
O consumo do murici não tem nenhuma contraindicação.
O murici faz parte da história de todo o Nordeste brasileiro, inclusive a região amazônica. Em Sergipe, ele se desenvolveu bem na área de restinga, que tem solos arenosos e fracos.
Na língua tupi-guarani, o termo “murici” quer dizer “árvore pequena”. O fruto maduro do murici é rico em gorduras e de alto valor nutritivo. O murici também é uma excelente fonte de fibras.
Como plantar murici
O murici é uma fruta nativa da América Latina, e é o tipo de planta recomendada para ser plantada, por exemplo, à beira de tanques, para tentar fazer com que os frutos caiam dentro do tanque e, consequentemente, virem alimento para peixes. Ela se desenvolve naturalmente em vários litorais do Brasil, como no litoral baiano, no litoral capixaba e no litoral paulista, além de se desenvolver em vários pontos do cerrado mineiro. É uma planta bastante comum em locais de solo mais arenoso.
Por incrível que pareça, ela se dá muito bem em lugares de solo mais argiloso, como a terra roxa.
O murici não é muito interessante para ser consumido in natura, pois tem uma semente grande, pouca polpa e um sabor um pouco azedo bastante característico, que não agrada a todos. Já o suco dela é muito saboroso e diferenciado.
Para pessoas que não muito espaço para plantar no chão, como em apartamentos, o murici é uma planta indicada para cultivo em vasos, que produz bastante e bem rápido.
O murici é muito atrativo para pássaros de médio porte.