Lavar o cabelo todos os dias dá caspa
Lavar a cabeça todos os dias não causa caspa, inclusive ajuda a combatê-la, pois reduz a oleosidade excessiva, porém, deve-se utilizar um shampoo adequado.
Lavar o cabelo com água quente dá caspa
No frio, muitos abusam do banho quente e demorado, que resseca o couro cabeludo e aumenta a produção de sebo.
Oleosidade no cabelo dá caspa
O corpo humano tem cerca de 2kg de bactérias e fungos coabitando em perfeita harmonia e fundamentais para o equilíbrio dele.
Quem tem cabelo oleoso tem maior probabilidade de desenvolver caspa. A oleosidade é propícia para proliferação de fungos do gênero Malassezia, que habitam a pele humana. Quando o meio está mais oleoso, a população de fungos se desenvolve mais do que o normal e isso resulta em dermatite seborreica.
Compartilhar pentes
Compartilhar o pente não causa caspa, pois ela não é contagiosa, porém, fazendo isso é possível pegar piolhos.
Dieta e caspa
A alimentação influencia no aparecimento da caspa. Uma dieta desequilibrada, com muito carboidrato e/ou gordura saturada (da carne vermelha, do bacon), pode causar um desequilíbrio oxidativo no organismo e aumentar a oleosidade dele.
Caspa tem cura
Não há cura para a caspa, mas se o controle dela for feito da forma correta, com acompanhamento médico, é possível conviver com ela.
Esfregar a cabeça
Esfregar a cabeça com força não elimina a caspa, e pode piorá-la, mesmo que durante o ato as mãos da pessoa estejam bem higienizadas, pois as unhas estão cheias de bactérias por baixo, que, com a manipulação, podem ser levadas para o couro cabeludo e gerar foliculite.
Fatores emocionais
O estresse libera no organismo um hormônio chamado cortisol que, em excesso, além de prejudicar os órgãos, aumenta a produção sebácea. Assim, a caspa pode ser um sinal de que a pessoa está com o organismo desequilibrado.
Uso de secador
Secar o cabelo com o secador rente ao couro cabeludo, pode agredi-lo, ressecá-lo e estimular a produção de sebo. O secador deve ser utilizado para evitar umidade capilar, mas nunca regulado em temperatura muito alta, e sempre à uma distância segura do couro cabeludo.
Uso de boné
O uso contínuo de bonés abafa o couro cabeludo, e ambientes úmidos e quentes são excelentes para aumentar a proliferação de fungos no local.
Dormir com os cabelos molhados
Dormir com os cabelos molhados pode favorecer o surgimento ou agravar a caspa, pois o fungo causador dela terá um ambiente propício para se desenvolver, causando também vermelhidão e coceira nas áreas afetadas. O ideal é lavar os cabelos pela manhã ou secá-los com secador.
Escova progressiva
A escova progressiva não provoca caspa, porém, ela sela mais o fio e aumenta a oleosidade do couro cabeludo, podendo piorar a doença.