Você vai ver nesse artigo:
Tratamento com minoxidil tópico
Em 1970, começou-se a utilizar minoxidil oral para tratar quem tinha pressão alta e não respondia a outras formas de tratamento. Nesses pacientes, observou-se crescimento dos cabelos. A partir de alguns estudos, começou-se a utilizar o minoxidil (na forma tópica, não na oral) para o tratamento de algumas quedas de cabelo.
O minoxidil tópico é utilizado na concentração de 2 a 5%, e promove a vasodilatação no couro cabeludo, e, com isso, o crescimento dos cabelos e o aumento da densidade deles. Esta medicação pode ser manipulada ou adquirida em apresentação industrial.
Indicação do minoxidil
O minoxidil é indicado para tratar calvície feminina e masculina, eflúvio telógeno (queda de cabelo temporária) e alopecia areata (queda de cabelo bastante delimitada).
Ele é indicado para homens na concentração de 5%, duas vezes ao dia, e para mulheres na concentração de 2 e 5%, uma vez ao dia.
Além do couro cabeludo, ele também pode ser aplicado nos cílios e sobrancelhas. Deve-se evitar que ele escorra do local aplicado para que não surjam pelos em áreas indesejadas, e tomar cuidado para que ele não escorra para os olhos.
Minoxidil: tempo de uso
O minoxidil pode ser usado sem problemas por tempo indeterminado, e uma vez que o tratamento é interrompido, a tendência é o cabelo voltar a afinar.
Para quem tem calvície, a dica é não interromper o tratamento. Ele deve ser permanente.
Efeitos colaterais do minoxidil
Pode ocorrer irritação, vermelhidão, descamação e coceira no local da aplicação do minoxidil. Outro efeito colateral pode ser a exacerbação da queda capilar nas primeiras duas semanas de uso da medicação, já que ela faz com que os cabelos na fase telogênica caiam para que nasçam outros.
Minoxidil acelera queda
De acordo com uma estatística mundial, cerca de 5% dos usuários de minoxidil sofrem com o chamado shedding hair no início do tratamento, porém, algumas pessoas são mais afetadas do que outras.
Esse shedding acaba sendo bom, pois promove uma renovação de fios no início da terapia, fazendo com que eles entrem na fase anágena (de crescimento), que dura até 6 ou 7 anos, dependendo da pessoa.
A bolinha branca numa das extremidades do fio do cabelo não é a raiz, mas sim uma proteína chamada mucila. Quando o cabelo cai, ele está sendo empurrado por um pelo debaixo. Ao ver um fio caindo, a pessoa não deve se preocupar, pois outro irá substituí-lo.
Cuidados e contraindicações
Estão contraindicados ao uso de minoxidil pessoas hipersensíveis aos componentes da fórmula dele e gestantes.
Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Pediatria libera o uso do minoxidil na concentração de 2% para quem esteja amamentando.
Minoxidil faz nascer cabelo?
O minoxidil engrossa e fortifica os pelos, desde que existam ali raízes para serem estimuladas.