Minoxidil faz nascer cabelo nas entradas?
O videodermatoscópio conta com uma manopla que se apoia no couro cabeludo para analisar os fios de cabelo, e assim consegue-se tirar fotos da área que se examina.
Em um homem com grau três de calvície de acordo com a escala Norwood-Hamilton, com grandes entradas no couro cabeludo, quando posicionada a câmera de vídeo na parte anterior central do couro cabeludo observa-se uma quantidade de fios com diferentes diâmetros, alguns de calibre normal, outros menores, e outros bastante finos – impossíveis de serem vistos a olho nu.
Se utilizado Minoxidil, fatores de crescimento e vitaminas nessa região, os fios de calibre intermediário engrossarão, o que dará a sensação de que novos nasceram, porém, uma vez que a raiz miniaturizou e desapareceu, não há tratamento clínico que faça surgir uma nova, consegue-se revitalizar apenas as que estão caminhando para um processo total de atrofia, mas que ainda não chegaram lá.
Já se analisada a região das entradas desse mesmo paciente, observa-se um grau extremo de minituarização dos fios, chamados de velos. A probabilidade do minoxidil reverter a calvície e fazer voltar os cabelos ali é praticamente nula.
Se na região da barba houver um afinamento de pelos, alguns deles não podendo ser vistos a olho nu, e for realizado tratamento com minoxidil, haverá crescimento e fortalecimento dos pelos.