Ação do minoxidil
A droga chamada minoxidil age no couro cabeludo, e não tem efeito hormonal. Ela prolonga a fase de crescimento do cabelo, fazendo com que ele engrosse – os fios finos, miniaturizados e que tinham um ciclo de vida curto passam a ter um mais longo, o que faz com que se tenha a percepção de maior volume capilar.
Efeitos colaterais do minoxidil
O minoxidil não exerce efeito colateral no tocante à parte sexual.
A pessoa pode, eventualmente, sentir coceira no couro cabeludo (dependendo da fórmula do medicamento). Atualmente existem bases mais modernas que não ressecam o cabelo e têm cosmética agradável, em que os dermatologistas até conseguem aumentar a concentração do minoxidil.
Como efeito colateral do minoxidil, há o shedding hair (em 5% dos pacientes).
Outro problema que muitos pacientes relatam é o aumento de pelos no rosto, por isso, nos Estados Unidos, antigamente, a concentração indicada de minoxidil para mulheres era de 2%. Se isso acontecer, o ideal é consultar um dermatologista, diminuir a concentração da droga e observar.
O minoxidil é um vasodilatador, mesmo não tendo ação sistêmica significativa (a princípio o efeito dele é somente locoregional), porém, o couro cabeludo é uma região extremamente vascularizada, portanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode sentir, eventualmente, dor de cabeça, palpitação ou dores no peito. Se isso acontecer, a recomendação é suspender o uso da droga, observar e, se reiniciar o uso (com orientação médica) que seja em concentração mais baixa.
Posso aplicar minoxidil com os cabelos molhados?
O minoxidil não deve ser utilizado em cabelos molhados, eles devem estar secos – inclusive isso consta na bula de muitas loções capilares – para que o princípio ativo não seja diluído e perca eficácia.