Você vai ver nesse artigo:
Como selecionar os melhores óvulos e espermatozoides
Existem técnicas adicionais que podem ser realizadas em uma fertilização in vitro com benefício para alguns casais. Uma delas é o Octax, um equipamento que avalia a refringência da zona pelúcida, região que envolve o óvulo. Com esse equipamento é possível verificar o óvulo de cada uma das pacientes, ajudando a determinar quais são os melhores óvulos.
Já o equipamento denominado Super ICSI tem a função de classificar os melhores espermatozoides. Desse modo, o melhor óvulo será fecundado com o melhor espermatozoide, enquanto o segundo óvulo será combinado com o segundo espermatozoide, e assim sucessivamente. Embora esse método não garanta, ele possibilita a formação de embriões de melhor qualidade visando uma gravidez mais bem sucedida.
Eclosão assistida
Outra técnica que pode ser usada eventualmente se chama eclosão assistida ou assisted hatching. Algumas paciente têm a zona pelúcida mais espessa ou endurecida, o que impede a eclosão do embrião. Para que o embrião consiga se implantar (adentrar o útero) ele precisa romper essa zona pelúcida, como se fosse um pintinho quebrando a casca do ovo. Na eclosão assistida, ocorre um microfuro na zona pelúcida através do uso do laser. Isso facilita a possibilidade de implantação do embrião.
Uso da incubadora tri-gás
Em alguns casos específicos, quando o número de embriões supera o total que se deseja transferir e eles apresentam um desenvolvimento embrionário muito parelho, há a possibilidade de colocar esses embriões em uma incubadora tri-gás, constituída por diferentes gases. Essa medida parece favorecer o desenvolvimento embrionário até a formação de um blastocisto, que é um embrião portador de um maior número de células e potencial para conseguir se implantar. Possivelmente, a taxa de gravidez será maior.