Características e benefícios do melão croá
O melão croá é um fruto que pode ser consumido verde, em conserva ou cozido em sopas.
É uma planta já cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas pouco comum na região Nordeste. É uma trepadeira da família das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, do melão e da melancia. Ele também é conhecido como “melão-pepino”, “melão-de-cipó”, “croá roxo”, “croá vermelho” ou “melão-caboclo”, dependendo da região.
Como quase todas as plantas da família Cucurbitaceae, o fruto do melão croá é comestível. Quando maduro, ele pode ser consumido in natura. Como é uma trepadeira, ele chega a atingir até 60cm de comprimento na localização onde é plantado (como pergolados e caramanchões, pois ele tem gavinhas de fixação).
O melão croá existe na coloração vermelha e na coloração escura (preta). Alguns autores inclusive entendem tratar-se de duas espécies botânicas diferentes: a coloração vermelha é chamada de Sicana odorifera, e a preta de Sicana atropurpurea.
O melão croá já foi mais plantado no Brasil, principalmente no sudoeste e sudeste (Minas Gerais, São Paulo, etc.).
O fruto, quando maduro, pode ser conservado por aproximadamente 60 dias em temperatura ambiente. Ele é considerado um repelente para determinados tipos de insetos. No Siri Lanka, os nativos usam esse melão para perfumar roupas, casas, igrejas, etc., pois ele tem um odor bastante forte.
É uma planta nutritiva, que possui vitaminas e algumas proteínas. Ela é indicada para processos circulatórios, como problemas de pressão.
É uma fruta nativa do Brasil, e faz parte das PANCS – Plantas alimentícias não-cultivadas.