Medidores de glicose no Brasil
Existem mais de 50 marcas de medidores de glicose no Brasil. Nenhuma delas passa por algum tipo de certificação, por exemplo o Selo do INMETRO (como os aparelhos eletrodomésticos precisam).
Vêm acontecido audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo para criar leis que façam com que os medidores de glicose sejam mais confiáveis, para que as pessoas consigam fazer testes mais fidedignos, o que é muito importante.
Quais as marcas confiáveis de medidores de glicose?
Hoje, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta as medicações, os equipamentos usados em laboratórios e todos os equipamentos usados para fazer exames in vitro – exames que não são invasivos (dentro do corpo).
A ANVISA permite um desvio padrão dos glicosímetros de mais ou menos 15% – ou seja, com o medidor de glicose, a pessoa pode ter um resultado diferente do laboratório em 15%, para mais ou para menos.
A pessoa não deve confiar em todas as marcas de medidores de glicose comercializadas no Brasil. Alguns farmacêuticos confiam nas grandes marcas, pois são empresas que investem em pesquisa e que não querem se prejudicar colocando, no mercado, produtos que não funcionam.
Existem muitas empresas (importadoras independentes) que somente importam produtos do exterior, mas não pesquisaram se esses aparelhos funcionam ou se o resultado é fidedigno. Muitos desses medidores de glicose apresentam resultados que podem variar em mais de 100% em relação aos exames de laboratório.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, existe uma tramitação para que todos os medidores de glicose passem por certificação e só sejam vendidos com selo do INMETRO.