Você vai ver nesse artigo:
Manjericão: características
O manjericão (Ocimum basilicum) é uma planta muito comum e conhecida, mas pouco utilizada como planta medicinal. Comum nas pizzas tipo marguerita e nos molhos de tomate italianos, ele tem um aroma agradável e já é utilizado há milhares de anos como condimento na culinária.
Cuidados no uso do manjericão
Mulheres durante os três primeiros meses de gestação podem utilizar o manjericão na alimentação, mas não devem utilizar o chá ou qualquer preparação do manjericão como medicamento, que são mais concentradas, pois ele pode interferir no desenvolvimento fetal. A partir do 4° mês de gestação, o manjericão pode ser usado sem problemas.
Benefícios do manjericão
Nutrição
O manjericão é rico em vitamina A e vitamina K, duas vitaminas muito importantes na alimentação. Ele pode ser consumido na alimentação, na forma de patês, pasta, macarrão ao pesto, saladas, etc.
Antisséptico bucal
O chá do manjericão pode ser utilizado para fazer higiene da boca em casos de feridas na boca, aftas frequentes, mal hálito por conta de bactérias e de pessoas que têm muita incidência de cáries. Nesses casos, faça um chá forte do manjericão e utilize na forma de bochechos e gargarejos.
Desinfetante de ambientes
Em alguns lugares, as folhas secas do manjericão são jogadas em bacias ou latas de metal com brasas dentro para queimá-las e gerar uma fumaça que vai tomando conta do ambiente. Dessa forma, ele é utilizado como desinfetante de ambientes, inclusive para espantar mosquitos e pernilongos.
Sistema digestivo
No sistema digestivo, o manjericão é fortalecedor da digestão e carminativo (combate gases intestinais). Pessoas que têm a digestão difícil podem usar o manjericão.
Sistema respiratório
É possível fazer um xarope ou chá de manjericão para casos de gripe, resfriado e tosses persistentes. Algumas pessoas chegam a ter tosses convulsivas, que causam até náuseas, e o manjericão acalma essas tosses. É possível fazer um composto com outras plantas que atuam nesse mesmo sentido, como o guaco, o cambará, o quitoco, o poejo e o levante.
Toda a parte verde do manjericão pode ser utilizada para fazer preparados com ele, como pó, chá, tintura ou xarope.