Características da manga natalina
A manga natalina é uma fruta visualmente muito agradável, e muito saborosa. É uma variedade recente, selecionada pela UNESP de Jaboticabal, apresentada por volta de 1999.
Hoje, ela tem sido bastante produzida comercialmente e a fruta pode ser encontrada para comprar em mercados. É uma manga de meia-estação, que produz juntamente com a Tommy Atkins, tradicional e bastante conhecida.
A manga natalina não tem um padrão fixo de tamanho: na mesma planta podem ser encontradas frutas pequenas de 150g, e outras maiores, de quase 400g.
A planta é muito produtiva e tolerante a várias pragas, principalmente ao oídio, que incomoda muito nas mangas.
Como a manga natalina é monoembriônica, ela não mantém as características da planta mãe se for plantada de semente, e precisa ser enxertada. Por ser enxertada, e como os frutos não são muito grandes, acaba sendo uma planta um pouco mais compacta e indicada para cultivo em vasos e espaços não muito grandes. Por menor que fique um pé de manga, ele ainda tem dimensões consideráveis, e necessita de um vaso meio grande e de uma certa quantidade de espaço.
A manga natalina é macia e suculenta, praticamente sem fibras. Tanto a cor externa quanto a cor interna dela são muito agradáveis. Ela é encontrada facilmente nos supermercados de grandes centros. A casca dela é macia e comestível.