Características da manga mallika
A manga mallika foi introduzida no Brasil na década de 80. É um híbrido, selecionado na índia na década de 70, onde ganhou vários concursos de sabor, qualidade e aroma.
Ela é muito suculenta, praticamente isenta de fibras, com uma polpa de um amarelo-alaranjado visualmente muito atrativo. Ela tem um aroma muito característico, diferente das outras mangas.
A manga mallika é um pouco suscetível ao oídio, um parasita que atrapalha algumas variedades de manga, principalmente porque ataca a florada. Normalmente, quando ele ataca a primeira florada, as mangas produzem uma segunda florada, tornando-se fácil fazer o controle através do uso de algum fungicida pré-florada.
A planta tem uma copa um tanto densa, mas não tão grande, e pode ser cultivada em vasos bem grandes. Porém, os frutos dela são grandes, chegando a pesar 0,5kg ou mais. Quando bem maduros, eles ficam bem amarelos. No vaso, a planta não vai produzir frutos tão grandes, a não ser que a pessoa raleie os frutos, deixando apenas um ou outro.