Você vai ver nesse artigo:
Mamona: características
A mamona é uma planta muito comum e conhecida, que cresce espontaneamente em todo o Brasil e em muitos outros países do mundo. Além da versão verde, existe uma versão vermelha dela. Seus frutos são cápsulas, cheias de protuberâncias em volta, que guardam as sementes no seu interior – produtoras do famoso “óleo de rícino”, que pode ser encontrado em farmácias.
Não se deve ingerir preparados caseiros com a mamona, pois ela tem vários princípios tóxicos, alguns até venenosos. Em casa, a pessoa não irá conseguir livrar a sua preparação desses compostos
O óleo de rícino deve ser comprado pronto, já produzido por empresas que trabalham com esse tipo de produto, pois eles conseguem retirar os princípios tóxicos e, assim, é possível ingeri-lo sem problemas. Em uso externo – sobre a pele, na forma de banhos, etc. – a mamona pode ser utilizada em casa sem problemas.
A mamona tem uma atividade abortiva, portanto qualquer uso da mamona é proibido durante o período de gestação.
Benefícios da mamona
Ação laxativa
O nome científico da mamona é Ricinus communis, por isso o nome “óleo de rícino”. O óleo dela tem uma forte atividade laxativa.
O óleo de rícino não funciona para quem tem o intestino preso constantemente, mas, para prisões de ventre pontuais em adultos, tomar uma ou no máximo duas colheres de sobremesa do óleo de rícino é excelente. Em crianças, deve-se tomar cuidado com a dose.
Ação vermífuga
A mamona é reconhecidamente vermífuga, pois os compostos que ela traz no óleo da semente têm atividade sobre os vermes intestinais. No caso das parasitoses intestinais, recomenda-se consumir o óleo de rícino para eliminação dos vermes.
Crescimento de cabelo
Existem relatos de casos de alopecia (uma doença que causa queda de cabelos) e de mulheres que, devido a menopausa ou outros problemas hormonais, tiveram quedas de cabelo muito intensas, nos quais as pessoas conseguiram reverter esse processo passando o óleo de rícino no couro cabeludo e nas sobrancelhas. Há pessoas que tinham 20% de cabelo e conseguiram recuperar o volume capilar.
Ação cicatrizante
A mamona apresenta uma atividade cicatrizante. O óleo de rícino pode ser utilizado sobre feridas, por exemplo, com um efeito cicatrizante. Contra queimaduras, é reconhecido que óleo de rícino é um excelente cicatrizador.
As folhas da mamona trituradas, na forma de cataplasma (às vezes misturando fubá ou farinha de mandioca para dar consistência), aplicadas sobre a pele com um pano quente por cima, são muito úteis para maturar furúnculos (como abcessos na virilha, nas axilas, no rosto ou dentro do duto auditivo) para que eles terminem o mais rápido possível.
Tratamento de hemorroidas
Como ela tem uma atividade anti-inflamatória e cicatrizante, em casos de hemorroidas, é possível fazer um chá bem forte das folhas da mamona e fazer um banho de assento. Também é possível fazer a aplicação do óleo de rícino (que também tem atividade cicatrizante e antihemorroidal) sobre a região anal, onde estão ocorrendo as hemorroidas.