Mandioca-mansa (macaxeira) gigante: características
As macaxeiras de tamanho tradicional não chegam a 1kg, porém, há relatos de macaxeiras de proporções incomuns que chegam a pouco mais de 9kg.
Existem várias espécies de mandioca, como a mandioca-brava, a mandioca arbórea e a mandioca-mansa, mais conhecida como “macaxeira” ou “aipim”, que, no tamanho convencional, nunca atinge 1kg.
Uma mandioca-mansa quase 10 vezes mais pesada pode ocorrer devido a deposição de matéria orgânica (restos de lixo e de cultura) que vão enriquecendo o solo. No caso, a maniva plantada há 2 anos encontrou um terreno arenoso, de boa profundidade, boa drenagem e fertilidade.
Esse tipo de crescimento ocorre, mas não é comum.
A orientação é não arriscar o consumo antes de um estudo. Existem casos de mandiocas gigantes com até 30, 40 ou 50kg. Deve-se tomar cuidado, pois são mandiocas selvagens, com um teor muito elevado de ácido cianídrico (HCN), que é altamente tóxico.
Em casos de gigantismo, recomenda-se analisar a planta em um laboratório – idealmente, na EMBRAPA – para verificar se ela contém um teor de ácido cianídrico acima do normal.
A EMBRAPA tem interesse em obter manivas de mandiocas selvagens para enviá-las à EMBRAPA Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, na Bahia. Lá é realizado um trabalho de cruzamento de espécies com o objetivo de se obter novos e melhores tipos de mandioca.