Você vai ver nesse artigo:
Maca peruana: benefícios e como usá-la
A maca peruana (Lepidium meyenii) é uma planta com excelentes qualidades medicinais, principalmente em relação à função sexual – contribuindo tanto para fertilidade masculina, quanto para a feminina.

Ela que nasce na Cordilheira dos Andes, em altitudes acima de 4.000 metros. As raízes dela são utilizadas pelos povos andinos há milhares de anos, com diversas finalidades medicinais, além de serem utilizadas como alimento (pois são muito nutritivas).
A maca peruana é parecida com uma pequena beterraba. Ela é encontrada em diversas cores: branca, amarela, vermelha ou preta. Suas cores estão diretamente ligadas aos pigmentos que ela desenvolve. Apesar de existirem algumas variações na intensidade das funções medicinais delas, não são tão diferentes entre si.
Usos populares da maca peruana
Os usos medicinais mais conhecidos da maca peruana estão ligados ao sistema reprodutor masculino e feminino. Ela é muito utilizada para tratar, por exemplo, disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade, falta de libido (desejo sexual) e para melhorar o desempenho sexual de modo geral, por isso alguns a chamam de “viagra vegetal”.
Além disso, ela é fortificante, tônica e um excelente anti-inflamatório.
Maca peruana em cápsulas
A maca peruana pode ser encontrada em farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais, como complemento nutricional. No Brasil, ela está disponível em cápsulas (tornando impossível saber se foram feitas a partir da maca peruana amarela, da preta, da vermelha ou da branca), normalmente de 500mg. É possível tomar 2, 3, 4 ou mais cápsulas por dia para melhorar, por exemplo, o desempenho sexual.
Toxidade da maca peruana
Exames demonstram que o consumo de maca peruana é extremamente seguro. Mesmo administrada em doses muito altas, ela não causou prejuízo à cobaias. Por isso, ela pode ser utilizada sem preocupações.
Benefício da maca peruana
Aumento da fertilidade masculina
A infertilidade masculina está relacionada à baixa produção de espermatozoides viáveis – que têm a cauda completa e elevada motilidade (facilidade de deslocamento).
Em uma pesquisa realizada com homens de 25 a 45 anos, o uso da maca peruana causou significativo aumento tanto no volume de esperma produzido quanto no número de espermatozoides viáveis.
Em outro estudo realizado com a maca peruana, ela também aumentou muito o número de espermatozoides viáveis nos pacientes avaliados.
Aumento do desejo sexual
Em um estudo realizado com homens de 21 a 56 anos, foi constatado aumento do desejo sexual a partir de 8 semanas de uso da maca peruana, em dosagens diárias entre 1500mg e 3000mg. Para atingir 3.000mg comprando cápsulas de 500mg, é necessário tomar seis cápsulas por dia.
Para pessoas que desejam utilizar a maca peruana, é necessário avaliar a continuidade desse uso e a dosagem que se toma.
Tratamento da disfunção erétil
Em outro estudo, 50 homens com disfunção erétil (popularmente chamada de impotência sexual) tomaram, em média, 2.500mg de maca peruana por dia. No prazo de 12 semanas, todos eles relataram significativa melhora no quadro geral da disfunção erétil.
Em um estudo feio com animais, foi verificado o efeito da maca sobre a atividade sexual e a latência entre as ereções – tempo para uma nova ereção entre um coito e outro. Com o uso da maca peruana, o número de coitos bem-sucedidos foi expressivamente maior, e os animais também tiveram um intervalo muito menor entre as ereções.
A maca peruana ativa as funções sexuais e deixa o organismo mais disposto à prática sexual.
Aumento da disponibilidade sexual
Em outro estudo utilizando cobaias e a maca peruana, ela também aumentou a libido e a disponibilidade sexual entre os animais.
Ao comprar a maca peruana, deve-se verificar a dosagem da cápsula e quantas deverá tomar por dia para conseguir atingir o efeito necessário. Para tratar a falta de libido e a impotência sexual, recomenda-se doses entre 2.000mg a 3.000mg por dia (de 4 a 6 cápsulas).
É necessário tomar a maca peruana durante 8, 10 ou 12 semanas para obter resultados satisfatórios. Não adianta tomá-la durante 2 ou 3 semanas, o tratamento precisa ser contínuo.
Tratamento da hiperplasia prostática
O uso da maca peruana foi testado em animais que tinham hiperplasia da próstata, e o volume da próstata foi reduzido significativamente.
Ação antioxidante
A maca peruana exerce excelente atividade antioxidante, combatendo radicais livres, melhorando estados inflamatórios e ajudando no combate ao câncer. Por isso e por sua ação sobre o sistema reprodutor masculino, ela pode compor um tratamento preventivo contra o câncer da próstata, e deveria ser tomada por homens a partir dos 40 anos.
Combate à osteoporose
Uma pesquisa demonstra o efeito da maca peruana no controle da osteoporose durante a menopausa – perda de cálcio e fragilização dos ossos que pode ocorrer na menopausa porque há uma baixa da produção de hormônios ligados à fixação de cálcio no organismo.
O uso da maca peruana aumentou a densidade óssea. Mulheres na menopausa ou que estão entrando nela devem tomar a maca peruana para evitar a osteoporose.
Em outro estudo, o uso da maca peruana teve os mesmos resultados: melhorou a arquitetura e a densidade óssea de mulheres em período de menopausa.
Redução de sintomas da menopausa
Outros estudos feitos com a maca peruana demonstraram que o uso dela reduz sintomas psicológicos da menopausa, como ansiedade e depressão. Em outro estudo, a pressão arterial teve um controle mais efetivo com o uso da maca peruana.
Melhora da memória
Em um estudo sobre o sistema nervoso, o uso da maca peruana em animais que tiveram uma perda de memória induzida por medicamentos, melhorou o estado de memória deles.
Isso reforça que, tanto homens quanto mulheres, ao chegaram nos 40 anos, devem tomar maca peruana constantemente como preventivo da degeneração cerebral e de doenças cerebrais que podem se manifestar em idades mais avançadas.
Em um estudo sobre a atividade da maca peruana sobre o sistema nervoso central, ela exerceu atividade antidepressiva.
Filtro solar
Em um estudo, extrato de maca peruana foi passado sobre a pele de animais e combateu com eficiência queimaduras e degenerações causadas por raios ultravioletas, o que torna a maca peruana um propenso candidato a princípio ativo para filtros solares de origem natural.
Aumento da atividade imunológica
A maca peruana melhora a atividade do sistema imunológico e combate com eficiência os vírus da gripe, tanto o influenza A quanto o B.
Em outros dois estudos, a administração dos extratos de maca peruana em cobaias elevou expressivamente a resposta imunológica delas.
Em outro estudo, a maca peruana foi testada em associação com o ginseng, planta coreana da qual se utilizam as raízes, e aumentou expressivamente a atividade do sistema imunológico.