Características do mabolo
O mabolo, também chamado de “maçã-de-veludo” ou “pêssego-da-Índia”, é uma fruta originária das Filipinas e que foi introduzida no Brasil há bastante tempo.
Ele tem uma espécie de veludo sobre a sua casca, que adquire cores diferentes, de tons metálicos, com a incidência da luz.
O mabolo tem um sabor muito característico. É uma fruta doce, de massa firme, cuja textura lembra a maçã. Tem grandes sementes no seu interior.
Cultivo do mabolo
O mabolo é uma planta que gosta de solos úmidos, porém deve-se evitar solos encharcados (conhecidos como “brejo”). Solos úmidos normalmente são ricos em matéria orgânica, o que já ajuda no bom desenvolvimento da planta.
O mabolo é uma planta relativamente precoce, que em torno de 2 anos já começa a ter frutos. Ele possivelmente começa a florir com 1 ano, mas normalmente as primeiras flores não produzem frutos – somente a segunda ou terceira florada que vai produzir frutos.
Em solos ricos em matéria orgânica, não é necessário se preocupar muito com adubação. Porém, é possível incorporar o solo com algum adubo, de preferência orgânico, como o esterco de curral, para acelerar o bom desenvolvimento da planta e o processo produtivo dela.