Louro: características
O louro (Laurus nobilis) é uma planta muito comum e útil no dia-a-dia. Em algumas regiões, só é possível encontrar a planta seca, mas em outras talvez seja possível encontra-la verde.
O louro é usado há milhares de anos. Os antigos gregos achavam o louro uma planta muito nobre, e imperadores romanos e filósofos usavam coroas de louros. Hoje, quando se diz que uma pessoa “vai ser laureada”, é porque ela vai receber uma coroa de louros.
É uma planta muito utilizada no Brasil para temperar alimentos. Em outros países, é utilizada até para temperar doces. É uma planta muito aromática, normalmente utilizada no Brasil para temperar feijão, mas que também pode temperar carnes e outros alimentos.
Benefícios do louro
Apetite e digestão
O louro é estimulante do apetite, assim como o manjericão e outras plantas aromáticas, e pode ser utilizado para pessoas que têm dificuldade de comer (como idosos e crianças). Com o uso do louro, o cérebro entende que é hora de comer e começa a se preparar para a alimentação, cansando a fome.
Além disso, o chá de louro estimula a digestão, intensificando todo o processo digestivo, e é indicado para pessoas que têm uma digestão difícil, que comeram algo que não caiu bem ou que estão com dispepsia (um mal funcionamento do estômago após as refeições).
O chá de louro também elimina gases estomacais e intestinais, e pode ser utilizado no lugar de medicamentos como luftal ou eno.
Estimulante das funções vitais
O louro estimula todas as funções vitais (os órgãos e os sistemas do corpo), e pode ser utilizado para dar ânimo a pessoas que estão com astenia – uma fraqueza geral e falta de motivação.
O chá de louro não é um antigripal, mas ajuda a combater o cansaço, a fraqueza e a dor no corpo trazidos pela gripe, estimulando a vitalidade para que a pessoa saia desse estado gripal mais rapidamente.
Ação analgésica
As pesquisas demonstram que o louro tem uma atividade analgésica. Em casos de dores de cabeça recorrentes (mas não enxaquecas muito fortes), por exemplo, o chá de louro pode ser eficiente.
O louro pode ser um excelente analgésico para as cólicas (menstruais ou intestinais) e para dores musculares, como luxações e contusões. As compressas com chá de louro na área dolorida podem ser eficientes para resolver as dores musculares.
O louro tem uma ação anti-inflamatória já testada. A compressa feita com chá de louro pode ser eficiente para combater dores de inflamações como artrite, reumatismo e tendinite.
Ação bactericida e fungicida
O louro é muito utilizado como antisséptico, pois tem uma ação antimicrobiana.
Em casos de caspa (que é um fungo), pode ser indicado lavar a cabeça com chá de louro.
O louro tem uma ação fungicida, excelente para pessoas que têm chulé (que são fungos que se manifestam entre os dedos dos pés) ou pé-de-atleta (frieiras nos vãos dos dedos, principalmente dos pés – mas as frieiras podem surgir em qualquer dobra do corpo)
Ação cicatrizante
O louro tem uma atividade cicatrizante. É possível deixar as folhas de louro, picadas, em banho maria numa pequena quantidade de óleo durante cerca de uma hora. O resultado é um óleo medicinal feito a quente, impregnado de princípios ativos do louro, que pode ser usado como cicatrizante em casos de queimaduras, feridas, acnes, arranhões, ralados, escoriações, feridas do herpes, furúnculos, etc.
Ação antitumoral
Existe um artigo demonstrando o uso do extrato do louro como antitumoral em casos de câncer nos ovários, com uma atividade muito satisfatória.
Em casos de câncer do ovário, é possível fazer um extrato alcóolico (tintura) com as folhas do louro fresco (que às vezes pode ser comprado em supermercados) em álcool de cereais, tomando-a diariamente.
O extrato do louro não é a cura do câncer, mas é um auxiliar no tratamento do câncer do ovário.