Limpeza de pele com aloe vera e chá verde
Espalhe, nas mãos, o gel com aloe vera e chá verde e aplique-o sobre o rosto em movimentos muito suaves. Caso se tenha submetido essa pele à limpeza com solução de trietanolamina, é comum ela descamar, uma vez que essa substância retira o sebo. Isso também ocorre porque ela foi exposta a um pH extremamente alcalino (sempre que a sujeitarmos a produto muito ácido ou alcalino, ela descama).
Com esponjas descartáveis (pedaços quadrados de algodão envolvidos em gaze), tire toda a maquiagem ou filtro solar da face da cliente. Se a pele estiver muito inflamada, use somente algodão.
Esfoliante enzimático
Depois da máscara herbal de enzimas em toda a face, passe uma loção calmante na região dos olhos. Em seguida, oclua, com gaze, o rosto que, então, recebe vapor de ozônio, cujo papel é umedecer e esquentar a máscara, que deve permanecer no rosto durante vinte minutos. Nesse ínterim, massageie as mãos e o couro cabeludo da cliente para ela se sentir um pouco mais confortável.
Passado o prazo, retire a gaze e todo o excesso do esfoliante enzimático com a ajuda de uma espátula, mas bem lenta e delicadamente, visto que essa pele está inflamada.
Máscara mandélica
Feito isso, seque bem o rosto para a máscara mandélica que, anti-inflamatória e cicatrizante, deve aí ficar por dez minutos. Ela também clareia manchas decorrentes de hipercromia pós-inflamatória, que ocorre quando, depois de se cutucar a acne e ela sair com pus, seca e, em contato com a radiação solar, escurece.
Decorridos os dez minutos, remova a máscara com as esponjas descartáveis e água, em movimentos bem leves para a pele não se sensibilizar ainda mais.
Tonificação da pele
Posteriormente, tonifique a pele, em curtas batidas delicadas, com algodão embebido em loção não alcoólica de hamamélis para regularizar o pH. Depois, seque-a bem novamente para utilizar o aparelho de alta frequência.
Aparelho de alta frequência
Nesse mecanismo, misturam-se os gases argônio e neônio, que, junto com o oxigênio, formam o ozônio, cuja incumbência bactericida e fungicida acelera o processo de cicatrização.
Antes de usar esse aparelho, cubra o rosto da cliente com gazes para propiciar mais conforto durante a execução, que se estenderá por dez minutos.
Máscara finalizadora
A máscara finalizadora compreende a mistura de três: a secativa, que, com argila, zinco e ácido lactobiônico, além de anti-inflamatória, seborreguladora e clareadora, promove cicatrização; a ultrassuavizante, com Endorphin e arnica, é antiedematosa e amplifica o sistema imunológico da pele; e a clareadora, também anti-inflamatória, com alantoína, bentonita e calmim.
Pegue uma espátula de cada máscara sem adicionar água, visto que apenas uma delas é em pó; as outras duas são cremosas.
Após obter consistência bem pastosa, aponha uma camada grossa sobre toda a face e oclua-a com gaze. Recubra-a com uma máscara Cromoalgas, que, com algas marinhas, possibilita a cromoterapia (tratamento com cores). A azul, por exemplo, é anti-inflamatória e calmante, este último fator que potencializa as três máscaras anteriores. Além da azul, existe a verde, por exemplo.
Máscara oclusiva cromoterápica
Antes da Cromoalgas, umedeça um algodão com água ou uma loção calmante e coloque sobre os olhos. Contudo, se a cliente tiver fobia, não feche os olhos dela com algodão.
Gazes sobre todo o rosto, com exceção dos orifícios nasais e dos lábios, formam a máscara oclusiva.
Coloque, então, a Cromoalgas em uma cubeta, acrescente água até obter textura bem consistente e espalhe-a pelo rosto com a espátula. Como é bem gelada, essa máscara provoca relaxamento instantâneo e não há problema em passá-la sobre os olhos, que estão com algodão.
Drenagem linfática
Após secar, enquanto age (entre vinte e trinta minutos), a Cromoalgas transforma-se em um plástico, que facilita a drenagem linfática sobre ela.
Além de relaxar a cliente, esse procedimento lhe proporciona bem-estar e vários outros proveitos para a face. Como exerce ação anti-inflamatória, cicatrizante e antiedematosa, também ameniza muito a acne, por isso se deve fazer sobre a máscara oclusiva.
Primeiramente, estimule os linfonodos (gânglios linfáticos) do pescoço (ângulo venoso) e as regiões pré-auricular, retroauricular, a dos mastoideos, a dos parotídeos, a submandibular e a submentoniana.
Após isso, realize a drenagem, em semicírculos, com as falanges distais, sempre da área proximal para a distal, nesta ordem: mento, orbicular dos lábios, nasogeniano, malar, orbicular dos olhos e, por último, frontal.
Terminada essa manobra, ative os linfonodos novamente, carreando toda a linfa no sentido do ângulo venoso.
Remoção da máscara
Então, tire a máscara, de baixo para cima. Quando a puxar levemente, notará que ela sai integralmente.
Melange lipossomada secativa
Depois, limpe bem a pele e passe a Melange Lipossomada Secativa, que, com enxofre, zinco e ácido lactobiônico, é anti-inflamatória, cicatrizante e calmante.
Por se tratar de Melange Lipossomada, não é preciso aplicá-la só com as mãos. Faça-o também com eletroterapias, como microcorrente, ionização e eletroporação.
Filtro solar
Por cima da Melange, use um filtro solar FPS 40 tonalizante, cuja coloração dá mais homogeneidade à pele e cujo PPD 13 a protege da radiação UVA e evita manchas. Além disso, o FPS 40 resguarda da radiação UVB, que ocasiona queimaduras. O filtro solar também pode vir sob o formato de cruzes.
Verifique, no rótulo, se ele segue esses parâmetros para preservar-se de manchas ou hipercromia pós-inflamatória.
Produtos para usar em ambiente doméstico
Em casa, a cliente pode utilizar uma loção secativa tonalizante, com ácido lactobiônico e zinco, todos os dias pela manhã e à noite. Não existe impedimento quanto a dormir com ela no rosto, mesmo que com filtro solar.
Outro produto é o sabonete secativo, que contém zinco, ácido lactobiônico e enxofre.
Após o sabonete, sempre use tônico, que equilibra o pH e torna a pele menos sensível.
Tratamento para pele acneica
Certas pessoas pensam que o único tratamento para peles acneicas é a limpeza, o que é mentira. É possível associar vários produtos anti-inflamatórios, calmantes, seborreguladores e clareadores sem necessidade de extração, que só se deve fazer mesmo uma vez por mês.
É possível cuidar da pele de vários modos, sem trietanolamina.
A máscara herbal, esfoliante, faz uma espécie de peeling com uma enzima chamada bromelina, que auxilia na quebra da queratina (proteína) sem atrito com a acne inflamada.
Outro recurso, que faz melhorar a pele, é o aparelho de alta frequência, que concede todos os benefícios proporcionados pela limpeza no tocante às funções cicatrizante, bactericida e fungicida.
Também é possível empregar a eletroterapia, como as microcorrentes ou os lasers, sem, no entanto, associá-las todas na mesma sessão.