Lifting facial
O envelhecimento caracteriza-se por queda das sobrancelhas, afundamento das pálpebras, avanço da bochecha – o que acentua o sulco nasogeniano – e aumento da flacidez abaixo do queixo.
O objetivo do lifting facial é reposicionar a pele para obter resultado natural, e não esticá-la excessivamente, transformando completamente o semblante.
É impossível determinar a duração do efeito de um lifting, porém, mesmo que o rosto fique mais bonito e harmônico, o envelhecimento é irrefreável e o retorno da flacidez depende do tipo de pele e dos hábitos de vida.
Em alguém com setenta anos de idade, a resposta ao lifting é mais nítida, já, em um paciente com cinquenta anos, por exemplo, a mudança não é tão grande, por isso não se indica esse procedimento para casos de flacidez leve, tampouco para estágios muito avançados.
Avaliação médica prévia
Antes de realizar o lifting facial, é necessário analisar o histórico e os hábitos de vida do paciente: se fuma, pratica esportes, etc. Depois, procede-se a exames laboratoriais a fim de se identificar se há anemia e determinar o estado da tireoide, dos rins e do coração, além de possíveis problemas ligados à coagulação.
Cuidados pós-operatórios
O sangramento é uma das complicações mais comuns associadas ao lifting facial. Como em toda cirurgia, é possível que isso ocorra até as primeiras três semanas e, ainda que não seja grande, prejudica a qualidade da cicatrização e talvez comprometa o resultado. Além disso, pode esticar a pele (que estará solta), o que aumenta a possibilidade de necrose, visto que o fluxo sanguíneo, já baixo, diminui ainda mais. Assim, caso haja acúmulo de sangue que ocasione tensão, será preciso reoperar o local para limpeza.
Os vasos sanguíneos levam cerca de vinte e um dias para cicatrizar, período em que o paciente deve tomar banhos mornos e não carregar peso. Também não deve deitar-se de lado nos primeiros quarenta e cinco dias. Hipertensos precisam redobrar o cuidado, já que a pressão é um dos fatores de risco durante o intra e o pós-operatório.
Por fim, o indivíduo deve manter hábitos saudáveis, evitar o sol, usar hidratante, e, se for sua vontade, de tempos em tempos aplicar toxina botulínica ou passar por peeling.