Características da lichia salatiel
A lichia salatiel produz muito bem em climas quentes, pois não precisa de dias subsequentes de um inverno mais rigoroso. É uma fruta bem precoce, que ainda verde já é extremamente doce e perfeitamente palatável. Ela tem a casca bem grossa, e a maioria dos frutos não têm sementes. Naqueles que têm, a semente é pequena e achatada, e costuma ser chamada de “chicken tongue” (língua de galinha).
Embora seja uma fruta pequena em comparação à lichia emperor, a lichia bengal e outras variedades mais tradicionais, ela não tem uma grande semente como a da bengal e é praticamente recheada apenas de polpa.
A lichia salatiel produz mais cedo que as outras variedades de lichia. Ela produz junto com a lichia pink, ou até um pouco antes. A planta é extremamente produtiva. Com cerca de 4 ou 5 anos, ela pode apresentar uma carga muito significativa.
Como a planta mantém um porte menor, é indicada para cultivo em vasos.
Quando bem madura, a fruta tem uma cor vermelha aveludada fascinante.
O aproveitamento da lichia salatiel é muito maior que o de outras variedades: em 1kg de lichia salatiel há muito mais polpa do que em 1kg de lichia bengal que, embora seja maior, tem uma semente muito grande no meio. A lichia salatiel é significativamente mais doce e tem um grau brix bem mais alto que o da bengal.