Características do leucófilo
O leucófilo (Leucophyllum frutescens) é uma planta recente no Brasil, presente há cerca de 1 ano, e ainda mais recente no Nordeste. É uma planta que veio dos Estados Unidos e do México, e que se adaptou muito bem à região Nordeste.
Ela resiste à maresia, um problema sério no litoral. Ela é de fácil reprodução, e se reproduz tanto por estaca como por semente.
É uma planta que pertence à família botânica das escrofulariáceas, uma família de plantas de pequeno porte. No Brasil, dois gêneros exóticos se destacam. O Leucophyllum é chamado popularmente de “leocófilo”, “folha-de-prata”, “sálvia-do-México” (pela sua origem) ou “chuva-de-prata” (pela coloração da sua folhagem).
Uso ornamental do leucófilo
O leucófilo pode ter flores tanto na coloração rosa, quanto na coloração branca, azul ou roxa. É uma planta ornamental, tanto pelas suas folhas quanto pela sua floração. Ela varia entre 40cm até 1,80m de altura, dependendo da variedade e do local onde ela se desenvolve. Em Sergipe, geralmente ela alcança cerca de 1m.
Ela é muito utilizada em vasos, jardineiras, maciços ornamentais em canteiros e gramados e cercas-vivas (também chamadas de “sebes”).
Plantio e irrigação
Qualquer galho dessa planta enraíza com facilidade, principalmente os da região terminal – os 10cm da região apical (a parte de cima) da planta. É uma planta que, por ser semi-xerófita (de origem no deserto), não tolera água em excesso, nem solos úmidos ou encharcados. Ela não precisa, inclusive, de muita irrigação.
Ao plantar, ela deve ser regada duas vezes por semana. Quando estiver se desenvolvendo, ela pode ser regada praticamente uma vez por semana.
Chá de leucófilo
Na região norte dos Estados Unidos e no México, tanto as folhas secas como as flores do leucófilo são utilizados para fazer um chá que dizem ser bastante agradável e sedativo. No Brasil, essa qualidade da planta ainda não está muito conhecida.
Fotoperiodismo
Como é uma planta que veio de região árida, o leucófilo precisa de muita luz. Ela não é adequada para lugares sombrios, sob pena dela não florar, a não que a pessoa queira um arranjo ornamental com a folhagem prateada, que também tem um efeito bonito. Tipicamente, é uma planta de exteriores.
Essa espécie tem um porte interessante, reprodução rápida, boa precocidade e alta resistência às condições climáticas de Sergipe. Ela pode ser utilizada em jardins públicos.