Recomendações para uso de lentes
Para saber se pode usar lente de contato, é preciso submeter a um exame oftalmológico completo, porque a lente deve ter curvatura semelhante à da órbita.
O médico analisa também o diâmetro pupilar e o corneano, a abertura da fenda palpebral, os cílios e as pálpebras, porque certas doenças atacam só a margem palpebral. A conjuntivite crônica e outros fatores impedem a utilização da lente de contato sem tratamento.
Não compre lentes de contato por conta própria, pela internet, porque não é possível detectar se você apresenta algum problema que impeça o uso. É o oftalmologista que determina tudo, inclusive o horário para isso.
Cuidados com a lente de contato
Em primeiro lugar, lave bem as mãos, não só os dedos, mas também as palmas, porque ali se coloca a lente para fazer leve fricção com substância desinfetante.
É imprescindível bastante assepsia para desinfetar a lente de contato. Lavar as mãos antes de colocar ou pegar a lente é muito importante, também antes de retirá-la, porque se está mexendo no próprio olho, em que uma mão insuficientemente higienizada pode deixar microrganismos. Há, no olho, germes saprófitos que podem tornar-se patogênicos. Uma lesão na córnea pode funcionar como porta de entrada para esses micróbios provocarem uma doença, às vezes grave e de grande duração.