Diferenças entre lentes esféricas e asféricas
A diferença entre lentes esféricas e asféricas está na qualidade de visão, porém, de certa dioptria (entre 3.00 e 3.50) em diante é que se começa a notar diferença. Abaixo disso, não é muito aconselhável.
Tome cuidado quando o cliente tiver usado lente esférica por muito tempo e passa para a asférica, porque talvez ele não se adapte.
Uma lente negativa esférica altera a imagem, deixa-a menor em comparação com uma asférica negativa, cuja linha é melhor. A positiva asférica também não modifica a imagem, já, na esférica, se desenha um globo.
O primeiro objetivo de uma lente esférica é ter qualidade de visão diferente nas periferias da lente.
A linha de curva da lente esférica é bem maior que a asférica, que reduz um pouco a espessura, também na negativa.
Através de uma lente esférica, veem-se as pontas do que se observa geralmente puxadas para ambos os lados. Pela lente asférica, não há tanta distorção ou variação: a imagem é mais limpa.
O usuário antigo da lente esférica pode estar habituado a essas curvas, distorções ou sombras e, quando experimenta a asférica, deve constatar as diferenças. Nem sempre é aconselhável.
Nas linhas Free-forms, as lentes multifocais geralmente apresentam esférica a parte externa, e a interna, quando se faz desenho progressivo, comumente ele é asférico. É complexo, porque o desenho é multifocal, mas com base asférica.
Lentes de policarbonato para crianças
Evite vender lentes de policarbonato para crianças em virtude do valor ABBE. Mesmo com antirreflexo, há grande distorção em relação às de resina ou Trivex; baixa a qualidade óptica. É como, dentro de uma sala, queimarem-se lâmpadas. A visão dessa transparência para uma criança pode cair até 20 ou 25%.