Sensação de olhos secos e lentes de contato
No inverno, a umidade relativa do ar cai bastante, aumentam os níveis de poluição e, apesar das noites frias, a temperatura durante o dia pode aumentar bastante. Desse modo, um sintoma comumente referido pelo usuário de lentes de contato pode-se agravar muito: a sensação de olhos secos, que se pode manifestar como impressão de areia, ardência, irritação e vermelhidão, além de, ao fim do dia, peso e cansaço nos olhos e até flutuação visual.
O importante, nessas circunstâncias, é perceber esses sinais e tomar algumas medidas, que podem fazer muita diferença, como, por exemplo, colocar uma vasilha com água no ambiente e até usar umidificadores.
Deve-se prestar atenção às condições do local, saber se há saída de ar-condicionado próximo à mesa de trabalho, fazer pausas no tempo em que se está utilizando o computador e lembrar-se de piscar. Para aliviar essas ocorrências, também se pode recorrer a lágrimas artificiais, indicadas pelo oftalmologista para quem tem lentes de contato.
Outra atitude relevante é perguntar ao médico se não é necessário trocar o tipo da lente, que têm diferentes composições, alguns mais apropriados para olhos mais secos ou para o momento em que estiverem assim.
Se sentir sintomas, procure o oftalmologista para reduzi-los e ter melhor qualidade de vida.