Características da laranja-Bahia
A laranja-Bahia também é conhecida como “laranja-de-umbigo” por causa da cavidade que ela apresenta na parte de baixo da fruta. Ela recebe esse nome pois é uma mutação, possivelmente originária da laranja-seleta, que ocorreu na Bahia por volta de 1800. De lá saíram todas as plantas de laranja-Bahia que existem hoje no mundo todo, por exemplo nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Washington navel.
Curiosamente, o “umbigo” na parte inferior da laranja é na verdade outra laranja (ou às vezes mais de uma) que começou a se formar dentro dessa.
Ela é extremamente suculenta, com a polpa muito doce e alvéolos bem definidos. Ela tende a ter a polpa levemente alaranjada, mas existe também uma variedade de laranja-Bahia, um pouco mais rara, que tem a polpa vermelha.
É uma cítrica rústica, talvez uma das variedades mais resistentes às pragas hoje. Existem muitas pagas de plantas cítricas, o que dificulta o comércio delas.
Ela é recomendada para pomares e fundos de quintal, pois a pessoa conseguirá colher bastante frutos sem precisar usar nenhum defensivo químico.
Dicas de cultivo da laranja-Bahia
A laranja-Bahia leva esse nome pois foi uma mutação que aconteceu em um pomar de laranjas na Bahia. A partir desse pé, ela foi se multiplicando e hoje existe em muitos lugares. Ela também conhecida como “laranja-de-umbigo”, devido ao “umbigo” na parte inferior da fruta.
A laranja-Bahia dá uma safra maior na época do outono. Se não for feita uma colheita drástica (colhendo todos os frutos de uma vez), ela acaba produzindo um ou outro fruto durante o ano todo.
O plantio da laranja-Bahia é muito simples. Ela produz muito bem em vasos e gosta de terra boa.
Se ela for plantada no chão, recomenda-se fazer uma cova grande, de pelo menos 40x40cm, com pelo menos 80cm de fundo, e adicionar bastante matéria orgânica e esterco de curral.
A terra deve ser mantida sempre úmida, regando-a bastante, o que é importante para plantas do gênero Citrus.
Deve-se ter o cuidado de retirar os brotos que saem abaixo do ponto de enxerto. Se saírem brotos abaixo do enxerto, vão nascer frutos de qualquer que seja o porta-enxerto na qual a laranja-Bahia está plantada (como limão-cravo ou limão suingo).