Você vai ver nesse artigo:
Jenipapo: características
O jenipapo é uma planta típica da América, muito encontrada no Brasil, e hoje difundida em vários países. O nome científico da espécie mais comum é Genipa americana. Existe outra, chamada Genipa infundibuliformis, que tem as mesmas propriedades medicinais. As diferenças são as regiões que elas nascem no Brasil.

A árvore do jenipapo atinge cerca de 12 a 15 metros de altura, e produz grande quantidade de frutos – globosos, marrons, macios quando maduros, e de baixa durabilidade, por isso é necessário usá-los rápido.

Os frutos, importante fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, normalmente são utilizados para fazer licor de jenipapo, doces, compotas, sucos e geleias. O suco feito com jenipapo verde é azul. O jenipapo é utilizado como corante, por conta da oxidação ele escurece até ficar preto.
O suco apresenta uma consistência parecida com a do nanquim. Os indígenas usam esse preparado para fazer desenhos no corpo. Essa tintura causa manchas que duram duas semanas ou mais – o mesmo efeito da henna, utilizada para tatuagens temporárias.
Usos populares do jenipapo

Popularmente, as frutas e a casca do tronco do jenipapo são utilizadas medicinalmente.
O chá feito com as raízes da árvore do jenipapo é um eficiente purgativo, e popularmente é utilizado contra a gonorreia, na forma de banhos de assento.
A casca do tronco do jenipapo é muito utilizada no combate de diarreias, e as folhas dele (que são bem grandes) exercem ação antissifilítica e antidiarreica.
Os frutos maduros do jenipapo são utilizados como antissifilítico e para tratar a ruptura do umbigo em recém-nascidos, uma inflamação do cordão umbilical que se torna uma ferida, porém, cientificamente, não há comprovação da valia deste uso.
Os frutos maduros também são utilizados para fazer xarope para asma, anemia e icterícia (o amarelão). A polpa do fruto verde, aplicada topicamente, é utilizada para aliviar dores nas articulações, e os indígenas mastigam ela para aliviar dores de dente.
Nos países do Caribe, o jenipapo é utilizado para controlar a hipertensão arterial. Em crianças, é possível administrar o xarope do jenipapo, que não é alcoólico. Para adultos, é possível fazer o licor do jenipapo, que tem as mesmas funções do xarope, porém utiliza álcool.
Toxidade do jenipapo
Os extratos de jenipapo não demonstraram riscos à saúde, sendo considerados de baixa toxidade. Tanto o fruto, quanto a casca ou as folhas do jenipapo não são tóxicos para o organismo.
Em um estudo, animais foram levados a consumir altas doses do fruto do jenipapo. Não houve morte e nenhum efeito de intoxicação.
Óleo essencial de jenipapo
Não é possível preparar o óleo essencial em casa, pois é necessário um processo chamado destilação por arraste a vapor. Nele, cada 1 litro de jenipapo produz em torno de 40ml (4% da fruta) de óleo essencial. É possível comprar o óleo essencial de jenipapo em lojas especializadas.
Benefícios do jenipapo
Ação antibiótica
O óleo essencial pode ser utilizado pingando duas gotas na água e tomando duas vezes por dia. Ele exerce excelente ação antibiótica contra vários tipos de bactérias, inclusive algumas resistentes a antibióticos comerciais.
Comer o jenipapo, fazer o chá, o xarope ou o licor dele também tem esse efeito, porém será necessário consumir uma dose maior, e o tratamento talvez demore mais, pois o óleo essencial é extremamente concentrado e sua ação é mais rápida.
Em um estudo, a polpa do fruto do jenipapo teve excelentes resultados contra um grande número de bactérias, demonstrando que o jenipapo é uma antibiótico de amplo espectro.
Ação vermífuga
As folhas do jenipapo foram testadas em ovelhas, que, como outros animais de criação, normalmente têm problemas associados à vermes intestinais. O uso do extrato das folhas do jenipapo reduziu 80% do número de ovos de vermes nas fezes desses animais, ou seja, a reprodução dos vermes foi comprometida. Com isso, os animais acabaram ganhando peso também.
Em outro estudo, o extrato das folhas do jenipapo inibiu o desenvolvimento de vermes intestinais – as larvas morriam antes de chegar à fase adulta.
Quem deseja vermifugar os animais, os filhos ou a si mesmo pode utilizar as folhas de jenipapo.
Tratamento do câncer
Em estudos feitos em laboratório, o fruto do jenipapo demonstrou excelente ação em combater células de câncer de pele e de câncer dos rins.
É possível tomar o suco do jenipapo ou, em casos de câncer de pele, fazer compressas ou emplastros com jenipapo sobre as áreas afetadas. Quem tem acesso ao óleo essencial pode pingá-lo sobre a área e massagear. O jenipapo pode auxiliar nos tratamentos convencionais para o câncer.