Você vai ver nesse artigo:
Características do jambo vermelho
O jambo vermelho, ou jambo rosa, é uma árvore originária da Polinésia, introduzida há bastante tempo e já muito difundida no Brasil. Ela dá frutas grandes e muito bonitas. Ela é muito utilizada como árvore de sombra, inclusive em calçadas, pois desenvolve uma copa generosa, com uma grande quantidade de folhas que ela não derruba.
A fruta é saborosa, muito consumida e apreciada in natura, que também pode ser utilizada para fazer sucos, geleias e doces.
A árvore tem um crescimento rápido e se desenvolve em praticamente todo o território nacional. Gosta de água e terra boa, e frutifica em abundância, atraindo muitos pássaros.
Benefícios do jambo rosa
O jambo rosa também é conhecido como jambo vermelho ou jambo roxo. Algumas frutas são mais escuras, outras um pouco mais claras, mas a coloração é indicada pela fase de maturação da fruta. É comum uma mesma fruta ter nomes diferentes dependendo da região.
Os jambos foram trazido para o Brasil de uma colônia portuguesa (Colônia de Malaca). Ele se adaptou bem à região, ao clima, ao calor e a umidade que são encontradas em algumas regiões no Nordeste do país.
Ele serve não só como árvore frutífera, mas também como árvore de sombreamento, pois tem uma copa bem densa, e é uma boa frutífera para ser utilizada em praças. A árvore do jambo é classificada como uma árvore média, e pode ter entre 5 e até 13, 14 ou 15m de altura.
O jambo tem uma infinidade de benefícios para a saúde: ele é fonte de fósforo, ferro, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina A e antioxidantes.
Por conta dos antioxidantes, ele ajuda bastante na prevenção do envelhecimento precoce. Como ela tem taninos e flavonoides, ela também ajuda bastante o organismo a produzir colágeno, que ajuda a ter a pele mais firme.
20% da fruta do jambo rosa é composto de fibras, que ajudam o intestino grosso a trabalhar, e pode ser utilizada por quem tem prisão de ventre.
O jambo é um excelente diurético, e ajuda quem tem retenção de líquidos a eliminar esses líquidos e a sensação de inchaço que é causada.
O jambo tem um sabor meio floral, como se fosse a solidificação do perfume da flor. Existem algumas flores que são comestíveis. Devido a textura dele, próxima à da maçã, é uma fruta muito agradável ao paladar e à mastigação. É uma fruta refrescante, de casca crocante e interior macio, como uma esponja úmida.
Não é uma fruta de sabor forte. Comendo uma ou duas frutas, a pessoa já se sente saciada, o que é interessante para pessoas que querem emagrecer.
A árvore do jambo é muito bonita. Na época de frutificação, ela fica carregada de flores rosas, e pode ser utilizada para ornamentação.
Cultivo do jambo rosa
O jambo rosa é uma planta plena, não uma planta enxertada.
Normalmente, espera-se que uma planta enxertada produza mais rápido e mantenha características da planta mãe. Isso é necessário, por exemplo, em plantas híbridas como a atemoia. Quando a atemoia é plantada das sementes, dificilmente se irá conseguir replicar a fruta da qual as sementes foram colhidas. É possível que nasçam frutas melhores que a atemoia, mas normalmente saem piores.
Espécies de plantas que não são híbridas, na grande maioria das vezes, mantêm as características da planta mãe mesmo plantadas de sementes. Muitas delas também são precoces, como é o caso do jambo rosa, que além disso mantém as características da fruta da planta mãe.
Não é necessário gastar tempo e trabalho para enxertar essa planta, pois isso só aumentaria o custo dela, sem um motivo real.
Um jambo rosa jovem, com 2 anos por exemplo, já inicia a produção de frutas, mesmo em vaso. É uma planta que pode ser cultivada em casa.
É uma árvore de tamanho médio, normalmente plantada no chão, que se cultivada em vaso mantém proporções menores.
O jambo rosa é uma fruta suculenta, com uma massa esponjosa no seu interior.