Características do jambo amarelo
Para muitas pessoas, os jambos mais tradicionais são os vermelhos, rosas e roxos, mas o amarelo (Syzygium jambos) é o mais doce de todos. É uma árvore muito bonita, que foi introduzida inicialmente no Brasil como uma árvore ornamental, de sombra. As floradas dela são pompons brancos.
É uma árvore originária da Índia, muito boa para ser plantada em calçadas, pois raízes dela, quando jovem, não causam danos. Com a árvore maior, com uns 40, 50 anos, as raízes dela podem trazer alguns problemas. Porém, é possível construir um tubo de cimento no solo para direcionar as raízes e evitar danos às calçadas.
Tanto o jambo amarelo quanto os outros jambos podem ser plantados em calçadas sem problemas.
O jambo amarelo é bastante sensível a uma ferrugem que dá nas folhas dele. Porém, isso não atrapalha em nada o bom desenvolvimento da planta, inclusive a produção dela. Se a pessoa quiser eliminar completamente essa ferrugem, pode utilizar algum fungicida, mas isso não é necessário – até porque, na hora que a pessoa deixa de usar o veneno, a doença vem com muito mais intensidade.
Cultivando a planta de maneira orgânica, sem a presença de nenhum defensivo químico, o ecossistema começa a se estabilizar e a planta vai criando uma certa resistência.
Na permacultura e os cultivos orgânicos, não se utiliza nenhum defensivo. Assim, a própria natureza vai encontrando soluções para os problemas.
O jambo é uma fruta de interior oco, e cuja casca é comestível. Ele tem uma ou mais sementes (até 4) no seu interior, completamente descoladas da casca.
A casca do jambo é muito doce, saborosa e crocante. Ele pode ser cultivado em vasos, mas recomenda-se cultiva-lo no chão, principalmente porque ele tende a crescer bastante.