Constipação após cirurgia
A constipação acontece e é bem comum no pós-operatório. Há pacientes que relatam que a barriga ficou estufada, grande. Quando é um pós-operatório usual, não é uma cirurgia dentro do abdome ou alguma coisa que possa haver uma suspeita diferente, é comum ter o intestino preso no começo do pós-operatório.
Os medicamentos anestésicos colocam o paciente para dormir e, em um efeito parecido, também colocam o intestino de quem foi anestesiado para “dormir”. O paciente, após a cirurgia, acorda, e o intestino talvez demore um pouco mais para “acordar”. É como se fosse um efeito dos medicamentos anestésicos, que acabam provocando também a prisão de ventre, fazendo com que o intestino trabalhe um pouco mais devagar e demore um pouco mais para voltar ao seu funcionamento habitual.
Os remédios, principalmente os analgésicos, também têm como um pequeno efeito colateral a diminuição do trabalho intestinal, dos movimentos peristálticos.
No pós-operatório, o paciente acaba tendo uma mudança dos seus hábitos, como a alimentação, e às vezes acaba tendo que fazer um pouco de restrição na dieta e talvez acabe restringindo um pouco o seu hábito normal de ingesta de líquido. Esse conjunto acaba fazendo com que o intestino trabalhe de maneira mais lenta.
Outra questão comum no pós-operatório é que, pela própria cirurgia, o paciente acaba entrando em inatividade. Essa inatividade, esse repouso que se faz necessário após a cirurgia, também acaba levando a uma dificuldade do intestino trabalhar normalmente.
O que fazer em caso de constipação
O paciente deve seguir as orientações do médico com quem fez a cirurgia e da equipe que o está acompanhando. Como orientação geral, o paciente pode pegar meia xícara de suco de ameixa com ¼ de xícara de água, esquentar um pouco no micro-ondas, ingerir e, em seguida, ingerir mais 200ml de água fria, duas vezes ao dia. Isso irá ajudar o seu intestino a funcionar.
Em casos mais intensos, é possível utilizar laxantes, mas sempre com orientação do seu médico. Pode ser utilizado o conhecido leite de magnésio, que é hidróxido de magnésio, que também ajuda na fase. O paciente sempre deve conversar com o médico para ele orientá-lo.