Você vai ver nesse artigo:
O que é a menopausa?
Por definição puramente acadêmica, depois de um ano sem menstruar, a mulher está na menopausa, a partir daí tem início a pós-menopausa. Normalmente os sintomas atenuam a partir do quinto ano da menopausa. Porém, não necessariamente os sintomas configuram a menopausa.
Importância do sono
Antes da menopausa, ou na pós-menopausa, existem modificações do sono relacionadas ao ciclo menstrual.
O sono é muito importante para a qualidade de vida. É necessário dormir bem para descansar o corpo e ter disposição para o dia seguinte. Para isso, precisa-se em média de 7 a 8 horas de sono, mas isso não é regra, existem os dormidores curtos, que com 5 horas de sono estão muito bem no dia seguinte, e também os dormidores longos, que precisam dormir 10 horas para estarem dispostos no dia seguinte.
Muitas pessoas acham que têm insônia porque dormem pouco. Porém, se não estão cansadas ou irritadas no dia seguinte, isso não caracteriza insônia.
Fases do sono
No sono superficial, a pessoa descansa levemente, relaxa, e não tem certeza se dormiu.
O sono profundo é importante para descansar o corpo. Depois, há o REM, que é quando a pessoa sonha. Essa fase é importante para processar psiquicamente o que foi vivido durante o dia e consolidar a memória. Até hoje, não se sabe exatamente o que é o sonho.
As pessoas fazem em torno de 4 ciclos de sono completos (que compreende sono superficial, profundo e REM) durante uma noite. Quando a pessoa acorda logo depois do REM, normalmente ela se recorda do sonho que acabou de ter.
Higiene do sono
Para ter um sono melhor, a primeira dica é não tomar muito café, chá preto, Coca-Cola, etc., que são estimulantes. A pessoa deve ter uma rotina que facilite com que ela durma, além de dormir em um ambiente com pouca luz, agradável e silencioso.